Abecedário da Supervia

sexta-feira, 27 de maio de 2011

por Fernando Fonseca, Hosana Souza, Josias Sabino, Thayara Cristine e Vinicius Freitas

A – Atraso, amigos, aconchego, amendoim. “Sempre três por um real”.

B – Bilhete único, Belford Roxo, barulho, balanço. “Não entendo como as pessoas dormem com esse sacolejo todo!”

C – Coca-Cola, camelô, cansaço, Central do Brasil. “Ainda bem que fico na Central, do contrário me perderia todos os dias. O que eu reponho de sono no trem, não está no mapa”.

D – DVD, destruído, desconfortável, deficientes. “Eu sempre vejo milhares deles no meu ramal pedindo dinheiro”.

E – Enferrujado, estação, estudantes, empata-porta “É aquele personagem criado pela Supervia para nomear os passageiros que mantêm a porta aberta com o trem em movimento”.

F – Famílias, funkeiro, fone de ouvido, fuzarca. “A turma é da fuzarca sempre”.

G – Gestantes, garotas, guarda da Supervia, guarda-chuva. “Sombrinha é cinco e familhão é dez!”

H – Horário, hibernação, histórias, Hypnos. “É o Deus do sono que ataca com o balançar do trem”.

I – Igualitário, idoso, integração. “Pode ser trem + ônibus, ou trem + metrô”.

J – Jubiloso, Japeri, jornal, jogo de cartas. “O baralho do trem é um clássico!”

L – Lotado, latão de Skol, leitores. “Nossa! Tem dias que eu olho em volta e tem mais de quinze estudando”.

M – Maquinista, malandragem, maioria, Meia Hora. “A matéria da capa de hoje era: ‘Lazarenta tranca o filho no galinheiro por 1 semana - Ela não teve pena!’”

N – Novinhas, necessário, namorados. “Todo lugar tem seus casais (riso)”.

O – Obesos, operários, oração. “Mas agora ficou proibido o culto dentro do trem. Às vezes dá até pra arriscar uma oração, mas só quando está longe da estação”.

P – Protestantes, pontual, palavrão, plataforma. “Pegar o Japeri já é uma atividade física, quando ele sai na outra plataforma então. É correr mais ainda!”

Q – Quinquilharias, Queimados, quebrado. “A última reforma que o trem teve foi em 1999. Mas com a Copa aí, provavelmente essas coisas mudam”.

R – Rádio, ramal, realidade. “O primeiro trem do ramal Japeri é às 4h50m da manhã. É uma injustiça imaginar que tem gente acordando essa hora”.

S – Santa Cruz, Supervia, Serenata de Amor. “A Supervia agradece a sua preferência e deseja a todos uma boa viagem”.

T – Trabalhador, torcedores. “Eu trabalho no Engenhão. Às quartas, quando tem jogo, ficamos nas estações dando orientação”.

U – Urubuzada, união, utensílios, um real. “O suficiente para três amendoins ou dois aparelhos de barbear ou uma tabuada ou um descascador de batatas ou um pacote pele ou dois Serenatas de Amor...”

V- Vagão, variado, vista. “Eu prefiro o trem, além de mais rápido e menos embolado. O ônibus tem muita informação, sabe como é minha filha, minha vista já tá ruim...”

X – Xuxa, xaveco, xixi. “O cheiro de xixi aqui na Central, principalmente à noite, é insuportável”

Z – Zumbido, zoação, Zeca. “Que pode ser o nome do camelô e/ou a música que está tocando".

8 Comentários:

Hahaha! Muito bom! Adorei!

Desnecessário e chato disse...

aconchego e desconfortável????
pontual e atraso????
Jornal = Meia Hora = redundância
Atualize suas informações, que amendoim já mudou há tempos para dois por um real

Lucas Xavier Cavalcante disse...

HSAUHSA Super legal

anonimo disse...

nem vou explanar quem é o desnecessário e chato do topine.

Hosana Souza disse...

Querido leitor Desnecessário e chato. O Abecedário foi contruído atraves de palavras e frases ditas por pessoas no trem sobre esse transporte. Pessoas diferentes tem concepções diferentes, como as observadas por você e, particularmente, levo em consideração todas as opiniões que escuto. Se, por acaso, a informação não esta condizente com o trem que você utiliza terei prazer em escutar suas frases e incluí-las no abecedário. COntinue lendo o blog e comentando. Abraço.

Alexandre Gomes disse...

Querida Hosana Souza, se o abecedário foi construído da forma que você falou, acho que deveria ter essas informações na matéria, ou o leitor virou cartomante, adivinha, ou sei lá mais o que, e eu ainda não descobri?
E sim, as informações (frases e palavras) dadas por pessoas dentro do trem, legal, iniciativa maravilhosa, porém acho redundante em algumas questões, o quisito que eu levantei não é as informações não estarem de acordo com o trem, e sim muita redundância, com palavras diferentes de mesmo sentido, o que para mim torna o abecedário (uma otima iniciativa) uma leitura massante e chata, devido há algumas coisas desnecessárias...
Como proceder: Faça a entrevista com um pouco mais de criatividade para explorar palavras ainda não ditas e de grande importância dentro do trem, em vez de cair no que é muito clichê. Apenas uma dica.
Chato e desnecessário*

Alexandre disse...

Além do desencontro de informações como: A: Aconchego e Atraso. D: Desconfortável. P: Pontual.
Ou ele é aconchegante, ou desconfortável. Ou ele é pontual, ou o mesmo atrasa.

Hosana Souza disse...

Olá Alexandre. Então, a minha proposta com o abecedário era em um texto rápido e simples transmitir o espírito, dos tão fieis quanto eu, clientes da Supervia. O abecedário está aberto a modificações e principalmente, está no blog para se tornar ainda mais rico, com opiniões e palavras de pessoas que queiram dele participar. O que, inicialmente, pode parecer um desencontro, ou uma redundância, de informações eu interpretei como uma pluralidade de opiniões sobre o trem. Admito minha culpa em não iniciar, ou finalizar, o texto com explicações sobre a proposta - como você mesmo falou o leitor não é obrigado a adivinhar nada. Agradeço as dicas e espero que você continue lendo e colaborando com o blog. Um abraço.

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI