Quem quer ser um pedagogo?

quinta-feira, 28 de julho de 2011

por Joaquim Tavares



Você sabia que durante toda a sua formação acadêmica diversos pedagogos estiveram envolvidos de diferentes maneiras? Ou melhor, alguém sabe qual o alvo de estudos da Pedagogia? Pois bem, de forma bem resumida, a Pedagogia vem a ser o estudo da Educação e suas formas de ensino. Seria uma espécie de aprender a ensinar.
A própria palavra Pedagogia já é autoexplicativa: do grego - paidós (criança) e agogé (condução). Seu caráter está diretamente ligado com o ensino das séries iniciais, mas essa é apenas uma de suas áreas. O pedagogo, além das já tradicionais salas de aula, pode atuar em empresas, ONGS, movimentos sociais, coordenação e orientação pedagógica, área militar e até em hospitais.
Assim como muitas outras carreiras, a Pedagogia tem um desprestígio muito grande. Isso se faz presente nos números dos vestibulares que situam o curso como um dos menos concorridos dentre todos os oferecidos. Outro reflexo muito significativo da desvalorização dessa profissão é a sua baixa remuneração. Longe do “estrelato” dos grandes cursos como Direito e Medicina, a Pedagogia ‘mata um leão por dia’ para provar o seu valor e não ser caracterizada como ‘curso de esperar marido’ ou de corte e colagem.
Todos esses fatores fazem nascer um fenômeno curioso e complicado, em uma sala com cerca de 45 calouros desse curso, no máximo cinco querem de fato a Pedagogia. “Eu queria Ciências Sociais. Achei que largaria logo, mas comecei a gostar da Pedagogia. Pretendo trabalhar com coordenação na área militar. Sou estagiária da Escola Naval e isso confirmou o minha escolha”, diz a estudante de Pedagogia, Stella Sayão, de 22 anos, já no último período do curso, “A Pedagogia te proporciona um mercado de trabalho muito extenso, pode não ser o melhor do mundo, mas tem muita coisa para fazer. No entanto, só vou saber se valeu a pena para mim quando eu terminar o curso, mas toda a experiência foi muito válida”, completa preocupada.
É muito comum que a Pedagogia seja apenas a segunda ou terceira opção dos vestibulandos, o que é preocupante é um calouro de Pedagogia muitas vezes nem sequer saber o que de fato faz um pedagogo. Torna-se assim raro um bom profissional dessa área. Isso é muito sério e ajuda, até certo ponto, a explicar a precariedade do ensino que vive o país. Não é fácil ser pedagogo!
Natália Beatriz, de 25 anos, acaba de passar para o segundo período do curso e, inicialmente, também não queria a Pedagogia, “Queria algo na área de comunicação. Acabei escolhendo a Pedagogia por estar na área de humanas e ser voltado diretamente para a Educação”, confessa, “Antes de entrar, o curso me parecia mais chato do que realmente é”, diz entre risos, “Gosto muito das disciplinas de Psicologia da Educação e Infância Política. Aconselharia a qualquer um a fazer Pedagogia, abre muito à cabeça, expandem os horizontes, você vê sua vida diferente!”.
Desencontros à parte, a Pedagogia mantém a sua importância diante de todas as formas de desvalorização que encontra pelo caminho. Para a formação de todo e qualquer profissional, muitos pedagogos são necessários. Se você é um daqueles que alega nunca ter precisado de um pedagogo e se questiona sobre qual seria a sua importância, cuidado! Você está pondo em xeque o valor do aprendizado tanto na vida acadêmica quanto na vida social e, de certa maneira, está se assumindo um “sem educação”. Respeito é bom e a Pedagogia gosta e merece!

4 Comentários:

Mayara disse...

è realmente impressionante a quantidade de pessoas que entram para fazer o curso sem ao menos saber o que é.
Seremos mais que professores,seremos educadores!
Parabéns novamente pelo sua produção Joka!

Rodrigo Peçanha disse...

Está de parabéns Joaquim, descreveu muito bem a atuação do pedagogo, a sua importância e as diferentes areas de atuação que temos. Infelizmente a profissão ainda é muito desvalorizada, acredito que seja só pelos baixos salários, mais a sensação de ensinar uma pessoa do EJA ou uma criança a ler são sentimentos que nenhum dinheiro paga! A valorização vem com matérias assim de graduandos que acreditam e defendem a bandeira da Educação.
Parabéns!

Anônimo disse...

A Pedagogia é quase um estilo d vida. Quem tá nessa e vai até o fim é pq gosta msm e v q é possível fazer a diferença num mundo ond tds c conformam com as maiores injustiças possíveis. Sou um educador e tenho mt orgulho disso! Obrigado a tds pela leitura ;)


Ass.: Joaquim

Dunae judeu e Monna disse...

Muito bom o texto Joaquim, mas ainda chegará o dia que a pedagogia será mais valorizada, afinal a humanidade precisa da educação para seguir em frente!

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI