por Joaquim Tavares
Artigo
Um projeto escolar tem como maior objetivo oferecer oportunidades para os alunos conhecerem novas realidades, novos caminhos que, talvez, num futuro próximo, possam ser percorridos e feitos por eles próprios.
Ao se trabalhar com crianças, deve se ter a noção do ‘novo mundo’ que está sendo apresentado para elas e, principalmente, de como ele deve ser apresentado. É na execução ruim dessa apresentação que muitos ‘traumas’ nascem e são ouvidas frases como “Eu odeio matemática!”.
Com tantas outras mil coisas para se fazer, por que a criança iria querer estudar algo além do que já é obrigada a estudar? Não é uma tarefa fácil trabalhar um projeto em sala de aula com alunos. A todo o momento, deve-se ‘ganhar’ o aluno, de modo contrário ele estará ali apenas ‘de corpo presente’. Sua mente vai ‘passear’ por diversos lugares ou ele irá se entreter em atrapalhar o que você está tentando fazer.
Quanto mais novas são as crianças, maior é o desafio de manter as suas atenções. Ingênuos são aqueles que afirmam ser um trabalho fácil lidar com crianças. Quem duvidar pode fazer um experimento simples: peça para um filho, sobrinho ou qualquer outro parente entre seis e dez anos para ouvir a explicação do por que da escolha da sua profissão. Se conseguir terminar o texto sem nenhum problema considere-se um mestre com as crianças!
Mais do que prender a atenção dos ‘pequenos’, é preciso saber passar os conteúdos e as ideias de uma forma que eles consigam entender e utilizar. A ‘molecada’ tem que entender que aquilo que está sendo passado vai, de alguma forma, servir para a vida deles, só assim eles darão valor.
O aprendizado não diz respeito somente ao tema central do projeto, ele envolve ensinamentos gerais que serão aproveitados por todo o trajeto acadêmico e profissional do aluno que estará participando do processo. Por trás de um simples texto lido pelos alunos é trabalhado muito mais que o seu assunto: a leitura, a escrita, o senso crítico, tudo isso e muito mais é englobado.
A essência da palavra ‘projeto’ relaciona-se com algo que vem a ser trabalhado para, só depois, gerar um resultado. Assim deve ser! Não se deve exigir uma resposta imediata dos alunos. O trabalho deve ser feito com a cautela necessária, calma e, com o tempo, os ‘frutos’ aparecerão. Tratando da maneira certa esses processos e usando a criatividade em potencial que tem de sobra nas crianças, qualquer projeto só tende a crescer.
Coordenar um projeto com crianças é uma experiência única que explica muito do que vem a ser a Educação e como ela se relaciona com o mundo por meio de seus desdobramentos. No fim das contas, não é incomum perceber que quem mais aprendeu durante todo o processo, não foram às crianças, foi você!
1 Comentários:
Boa Joca!
Rafael Nike!
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