Criando criadores

terça-feira, 16 de agosto de 2011

por Joaquim Tavares

Artigo


Um projeto escolar tem como maior objetivo oferecer oportunidades para os alunos conhecerem novas realidades, novos caminhos que, talvez, num futuro próximo, possam ser percorridos e feitos por eles próprios.
Ao se trabalhar com crianças, deve se ter a noção do ‘novo mundo’ que está sendo apresentado para elas e, principalmente, de como ele deve ser apresentado. É na execução ruim dessa apresentação que muitos ‘traumas’ nascem e são ouvidas frases como “Eu odeio matemática!”.
Com tantas outras mil coisas para se fazer, por que a criança iria querer estudar algo além do que já é obrigada a estudar? Não é uma tarefa fácil trabalhar um projeto em sala de aula com alunos. A todo o momento, deve-se ‘ganhar’ o aluno, de modo contrário ele estará ali apenas ‘de corpo presente’. Sua mente vai ‘passear’ por diversos lugares ou ele irá se entreter em atrapalhar o que você está tentando fazer.

Quanto mais novas são as crianças, maior é o desafio de manter as suas atenções. Ingênuos são aqueles que afirmam ser um trabalho fácil lidar com crianças. Quem duvidar pode fazer um experimento simples: peça para um filho, sobrinho ou qualquer outro parente entre seis e dez anos para ouvir a explicação do por que da escolha da sua profissão. Se conseguir terminar o texto sem nenhum problema considere-se um mestre com as crianças!
Mais do que prender a atenção dos ‘pequenos’, é preciso saber passar os conteúdos e as ideias de uma forma que eles consigam entender e utilizar. A ‘molecada’ tem que entender que aquilo que está sendo passado vai, de alguma forma, servir para a vida deles, só assim eles darão valor.
O aprendizado não diz respeito somente ao tema central do projeto, ele envolve ensinamentos gerais que serão aproveitados por todo o trajeto acadêmico e profissional do aluno que estará participando do processo. Por trás de um simples texto lido pelos alunos é trabalhado muito mais que o seu assunto: a leitura, a escrita, o senso crítico, tudo isso e muito mais é englobado.
A essência da palavra ‘projeto’ relaciona-se com algo que vem a ser trabalhado para, só depois, gerar um resultado. Assim deve ser! Não se deve exigir uma resposta imediata dos alunos. O trabalho deve ser feito com a cautela necessária, calma e, com o tempo, os ‘frutos’ aparecerão. Tratando da maneira certa esses processos e usando a criatividade em potencial que tem de sobra nas crianças, qualquer projeto só tende a crescer.
Coordenar um projeto com crianças é uma experiência única que explica muito do que vem a ser a Educação e como ela se relaciona com o mundo por meio de seus desdobramentos. No fim das contas, não é incomum perceber que quem mais aprendeu durante todo o processo, não foram às crianças, foi você!

1 Comentários:

Anônimo disse...

Boa Joca!
Rafael Nike!

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI