Mostra de Clores

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

por Pedro Felipe Araújo


O projeto “Para Ti, Meriti”, foi idealizado pela Nossa Galeria de Arte para comemorar o aniversário do município de São João, no mês de agosto. A ideia é incentivar a produção de artes plásticas e contribuir para o seu fortalecimento cultural. Elaborado de forma democrática, o projeto permite às camadas mais extensas da população o acesso ao trabalho de artistas consagrados, estreitando assim a distância entre o povo, a arte e o artista.

Este ano, o projeto vem com uma mostra das obras da notória Clores de Andrade Lage. Prima de ninguém menos que a lenda literária Carlos Drummond Andrade, Clores é mundialmente conhecida pela sua arte. Seus quadros e esculturas abstratas evidenciam o fascínio da artista pela natureza e despertando no observador a dimensão de sua sensibilidade. “O que é fascinante na arte abstrata é que posso esculpir o que sinto e as pessoas enxergarem o que elas mesmas sentem”, diz Clores.

Além de suas pinturas, esculturas e invenções, Clores leva à exposição também um pouco de seu trabalho como escritora, cineasta e documentarista. Seu livro “Ecos de Outras Eras” narra a sua jornada pela Europa, para onde Clores viajou em busca de sua própria identidade cultural, remontando sua árvore genealógica. Clores passou por Galícia, na Espanha e cruzou Portugal, pesquisando suas raízes e redescobrindo a história da sua própria história. Montou também o almanaque “Sobrenomes de A a Z” que se originaram do mesmo clã que o dela.

“A ideia me veio com as repetidas vezes em que meus netos me perguntavam sobre os meus antepassados”, conta Clores. “Então fui à pesquisa e levei minha neta e documentamos tudo com uma câmera operada por ela e então fizemos um DVD que vem junto ao livro”.

A pluralidade da arte de Clores está em exposição na Nossa galeria de Arte, que fica na Av. Automóvel Clube, Rio Shopping Ville – VIlar dos Teles e está funcionando de segunda a sexta-feira entre 11 e 20 horas e vai até o dia 30 de setembro.

1 Comentários:

Anônimo disse...

Gostei :) , vou tentar dar uma passada lá oara conferir ! Camilla Sena.

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI