O prazer em ler

terça-feira, 11 de outubro de 2011

por Raíze Souza








Você já deve ter escutado muito bla,bla,bla dizendo que a leitura difunde informação, cultura, educação, valores democráticos e lazer, além de nos ajudar a desenvolver nossas capacidades criativas, de comunicação, de compreensão do mundo,melhora seu nível educativo e amplia nossos conhecimentos de forma agradável. Mas sei que, provavelmente, você deve achar isso um saco e prefere assistir um filme.
Se esse for seu caso, isso provavelmente acorre porque você não teve incentivos para leitura. Talvez os seus pais não liam histórias pra você quando criança ou você era obrigado a ler os livros paradidáticos na escola. E tudo que é obrigatório, acaba se tornando chato.


Para os nãos leitores conhecerem o prazer que a leitura oferece, o governo criou em 2006 o Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL) que agora- durante a abertura da XV Bienal do livro do Rio de Janeiro - virou lei. A prefeitura de Nova Iguaçu já se destaca como umas das vanguardas fluminenses em relação aos municípios que se preocupam com a leitura e a cultura. As metas do Plano Municipal do Livro e da Leitura (PMLL) de Nova Iguaçu já são traçadas desde 27 de setembro de 2010. Em setembro de 2011, o grupo de discussão diminuiu se transformando no grupo de trabalho (GT) Iguaçulendo. E na Bienal, “NI” também marcou presença. Foi um dos municípios que aproveitou o estande do PNLL e realizou uma mesa redonda para explicar as conquistas que o município conseguiu e planeja alcançar com a leitura.


Mas para todo esse esforço sair do papel é necessário que a sociedade civil compareça aos simpósios (reuniões) para dar suas sugestões e fechar o PMLL com os seus governantes. O 1º simpósio, em Nova Iguaçu, ocorrerá no dia 13 de outubro de 2011 às 9 hrs na Casa de Cultura da cidade.
O Evento será dividido em 2 momentos. O primeiro momento será para esclarecer o que é o plano, seus eixos de ação e como o Estado lida com as políticas públicas. O 2º momento, que será a partir das 13h, cada participante escolhe um dos quatro eixos do plano para discutir e elaborar propostas. Depois haverá uma plenária para a apresentação das propostas elaboradas pelos quatro grupos para finalizar o plano do livro e da leitura de Nova Iguaçu.


A melhor forma de saber como uma criança, ou um adolescente iria gostar de ler e de estudar, é quando se tem a oportunidade de escutá-los e entende-los. Por isso é importante à presença de todos para a garantia de um município com leitores fluentes. E somente a soma da sociedade civil mais governantes é que garantirá a substituição do bla,bla,bla pelo prazer em ler. 


Entenda melhor o PNLL:
Buscando a democratização ao acesso e ao gosto pela leitura para transformar o Brasil numa nação de leitores é que o Estado inicia em 2006 o PNLL e que vira lei para ser trabalhado de forma continua. O plano é baseado em quatro eixos:


Eixo 1- Democratização do Acesso
Eixo 2- Fomento a leitura e à formação de mediadores  
Eixo 3- Valorização da leitura e comunicação 
Eixo 4- Desenvolvimento da economia do livro
Cada município cria um grupo organizador para sua cidade (GT) – o grupo de Nova Iguaçu chama-se “Iguaçulendo”. E é através do grupo que começam a serem discutidas as metas. Após a realização do grupo, com suas primeiras discussões e com um plano quase pronto, chama- se a sociedade civil para a realização de simpósios para fechar o Plano de leitura do município. O plano vai para votação pelos vereadores e, se aprovado, o ultimo passo é ficar de olho nos editais federais para garantir verba para a realização dos planos discutidos.
Mais informações do Plano: www.pnll.gov.br


1º Simpósio de Nova Iguaçu para o PMLL
Endereço: Rua Gétulio Vargas,51 – Centro  
Dia 13 de outubro de 2011 às 9h

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI