Educação é cultura

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

por Josy Antunes

Que a III Conferência Municipal de Cultura reuniu uma intensa gama de diversidade de participantes, já está mais do que claro. Representantes da pluralidade musical, artística e religiosa contribuíram e demarcaram seus espaços e visões. Durante as reuniões, as amigas Maria do Rosário do Nascimento e Claudete Janete dos Santos acompanhavam a tudo com interesse, anotando os pontos importantes e trocando informações entre si. A dupla faz parte da associação de moradores do bairro Jardim Palmares e, em benefício dele, buscaram a participação na Conferência. “Eu sempre lutei pra ajudar a comunidade. Participo das conferências, e quero que a sociedade veja os frutos disso”, alega Maria do Rosário, que há 19 anos milita em favor do local.

Maria, que atualmente é técnica em contabilidade, conta timidamente sobre um talento pelo qual ainda busca reconhecimento. Autora de 45 composições de música gospel, ela revela que é avessa a disputa encontrada no meio artístico, preferindo, muitas das vezes, guardar para si o seu trabalho. “Eu sou uma artista, mas estou atrás dos bastidores”, lamenta ela, devido a falta de apoio que encontra no meio musical.

Para financiar seu curso técnico, Maria conta, com orgulho, que empregou-se como babá, recepcionista, secretária e empregada doméstica. E que, esse ano, ingressou na faculdade, no curso de direito, em 25º lugar - um dos primeiros para a modalidade. Após concluir louvavelmente o primeiro período, teve que trancar sua matricula, abandonando o estudo, por hora, por conta do alto custo demandado. “Eu sou fruto de uma sociedade que não me deu condição pra que eu hoje fosse formada numa cadeira de direito”, desabafa ela, enfatizando que um apoio maior deve ser dado aos estudantes, independente da idade. “Eu não vou desistir dos meus sonhos. Creio que Deus vai permitir que eu conclua o curso”, diz Maria do Rosário que, aos 54 anos, carrega como meta ajudar os moradores de seu bairro nas questões jurídicas. “Meus filhos são as crianças da comunidade. Eu tenho amor a elas”, declara.

Esse carinho e preocupação com o futuro da juventude é comum às duas amigas, para tanto, acreditam que a educação deva ser priorizada, sob todos os aspectos. “A nossa maior preocupação tem que ser com a educação dos nossos pequenos”, afirma Claudete, mãe de três filhos ligados a música. “Aquilo que eu não consegui pra mim, estou tentando ainda para os meus filhos e para os meus netos”, conclui ela, que há 43 anos reside em Jardim Palmares e felicita-se ao observar que a cidade tem alcançado grandes melhorias. “Há um tempo atrás não acontecia isso. Eu espero que continue, que não venha a parar na mudança de governo”, pondera. “Eu estou vendo aqui um governo democrático mesmo, porque tem a participação da sociedade civil”, acrescenta Maria do Rosário, sobre tudo que lhes foi apresentado durante a Conferência. “Ele(o Prefeito Lindberg Farias) está governando com o povo”, sintetiza a futura advogada.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI