por Dariana Nogueira
Amanhã (08) é o último dia da temporada do brasuca Salve Geral - o Dia em que São Paulo Parou, do diretor Sérgio Rezende (o mesmo de Zuzu Angel) no cinema do Top Shopping, em Nova Iguaçu. O filme, que estreou no último dia 02, foi o indicado brasileiro para concorrer ao Oscar na categoria filme de língua estrangeira, vencendo outros nove fortes candidatos, dentre eles, o lendário Besouro (de João Daniel Tikhomiroff), Jean Charles (de Henrique Goldman, protagonizado por Selton Melo), A Festa da Menina Morta (do estreante Matheus Nachtergaele) e o drama Se Nada Mais Der Certo (de José Eduardo Belmonte). Os filmes estrangeiros indicados oficialmente à 82ª edição do Oscar serão anunciados em 2 de fevereiro de 2010.
Um misto de realidade e ficção envolve o espectador, já que, embora o contexto do filme tenha sido baseado numa realidade vivida por São Paulo há 3 anos, os protagonistas da história são fictícios.
O trabalho recebeu inúmeras críticas por colocar novamente em evidência a criminalidade nacional, sendo comparado aos grandes nomes do gênero, como Carandiru, Tropa de Elite e Cidade de Deus. Sendo até referenciado a este último como “a resposta carioca aos paulistas”, já que Cidade de Deus foi um filme sobre o Rio feito por um paulistano, e em Salve Geral acontece exatamente o contrário.
Contudo, o filme merece atenção especial. Ainda que com alguns erros, Salve Geral é um filme nacional raro nos dias de hoje. Rezende trata de um tema tão delicado tomando os cuidados devidos. Procurando não pender para nenhum lado, ele evita fazer referências diretas à realidade. O PCC é chamado de "partido" e nenhum líder da facção teve nomes citados, mas todos eles, de certa forma, são uma junção dos que já passaram pela liderança da organização e isto acontece com todos os personagens, que ainda que irreais, são verossímeis.
A maior parte dos atores do filme saiu dos teatros de São Paulo, fugindo dos rostos batidos da televisão. Além disso, o filme possui um final bastante imprevisível, acrescentando mais um diferencial à obra. É um filme brasileiro, feito por brasileiros e bom seria, acima de tudo, independentemente da estatueta dourada, se fosse visto pelos brasileiros.
Horários das sessões no Top Shopping: 14h, 16h30, 19h10 e 21h30h, lembrando que às quartas feiras as sessões são promocionais durante todo o dia.
0 Comentários:
Postar um comentário