Salve cultural

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

por Dariana Nogueira


Amanhã (08) é o último dia da temporada do brasuca Salve Geral - o Dia em que São Paulo Parou, do diretor Sérgio Rezende (o mesmo de Zuzu Angel) no cinema do Top Shopping, em Nova Iguaçu. O filme, que estreou no último dia 02, foi o indicado brasileiro para concorrer ao Oscar na categoria filme de língua estrangeira, vencendo outros nove fortes candidatos, dentre eles, o lendário Besouro (de João Daniel Tikhomiroff), Jean Charles (de Henrique Goldman, protagonizado por Selton Melo), A Festa da Menina Morta (do estreante Matheus Nachtergaele) e o drama Se Nada Mais Der Certo (de José Eduardo Belmonte). Os filmes estrangeiros indicados oficialmente à 82ª edição do Oscar serão anunciados em 2 de fevereiro de 2010.

Salve geral tem como pano de fundo os episódios caóticos orquestrados pela facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), ocorridos em São Paulo no fim de semana do Dia das Mães de 2006, que chocaram o país inteiro. O filme conta a história da professora de piano Lúcia (Andrea Beltrão) que, após a morte do marido, recebendo uma herança de dívidas apenas, vê o filho único de 17 anos preso, passando a conviver com um mundo do qual nada sabia.

Um misto de realidade e ficção envolve o espectador, já que, embora o contexto do filme tenha sido baseado numa realidade vivida por São Paulo há 3 anos, os protagonistas da história são fictícios.

O trabalho recebeu inúmeras críticas por colocar novamente em evidência a criminalidade nacional, sendo comparado aos grandes nomes do gênero, como Carandiru, Tropa de Elite e Cidade de Deus. Sendo até referenciado a este último como “a resposta carioca aos paulistas”, já que Cidade de Deus foi um filme sobre o Rio feito por um paulistano, e em Salve Geral acontece exatamente o contrário.


Contudo, o filme merece atenção especial. Ainda que com alguns erros, Salve Geral é um filme nacional raro nos dias de hoje. Rezende trata de um tema tão delicado tomando os cuidados devidos. Procurando não pender para nenhum lado, ele evita fazer referências diretas à realidade. O PCC é chamado de "partido" e nenhum líder da facção teve nomes citados, mas todos eles, de certa forma, são uma junção dos que já passaram pela liderança da organização e isto acontece com todos os personagens, que ainda que irreais, são verossímeis.

A maior parte dos atores do filme saiu dos teatros de São Paulo, fugindo dos rostos batidos da televisão. Além disso, o filme possui um final bastante imprevisível, acrescentando mais um diferencial à obra. É um filme brasileiro, feito por brasileiros e bom seria, acima de tudo, independentemente da estatueta dourada, se fosse visto pelos brasileiros.

Horários das sessões no Top Shopping: 14h, 16h30, 19h10 e 21h30h, lembrando que às quartas feiras as sessões são promocionais durante todo o dia.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI