Ferramentas sustentáveis

sábado, 28 de novembro de 2009

por Larissa Leotério / foto: Josy Antunes


Jovens de pelo menos seis regiões do Rio de Janeiro se reuniram no último fim de semana no Museu de Ciência da Terra, na Urca, para discutir o destino do Planeta Terra e da própria humanidade. Foi durante I Encontro Juvenil - As artes e as ciências para uma vida sustentável, promovido pela ong Casa das Artes.

Mas se engana quem pensa que só tinha jovens nesse encontro. Algumas mães de alunos da Escola Municipal Uruguai vieram acompanhar seus filhos: “Eu sempre acompanho nas saídas, mas é a primeira vez que venho ao Museu da Ciência da Terra”, conta Dona Josefa, mãe de Rafael, um menino de 8 anos que, graças a um convênio da escola, frequenta a sede da Casa das Artes do Morro dos Macacos . A Casa das Artes também atua na Mangueira.

Essa parceria garante aos alunos oficinas de artes, capoeira, memória, história e de diálogo escolar, que ajuda os estudantes nas possíveis dificuldades com as disciplinas escolares.

Ao contrário do que normalmente acontece, foram jovens da Baixada Fluminense quem deram oficinas de pesquisa para os jovens da cidade do Rio. “Se ninguém se preocupar com a poluição, o Rio vai ficar pior do que já é”, diz a preocupada Martha da Conceição, de apenas 12 anos, estudante da escola Jornalista Assis Chateaubriand.

Mesmo estudando temas ambientais na Escola Municipal Uruguai, Katlen Ramos e Mariana Ferreira, ambas com 16 anos, disseram ter aprendido muito com o encontro promovido pela Casa de Artes. “Estamos muito preocupadas com nossas praias”, disseram.

A oficina que mais interessou jovens como Sabrina P. da Conceição, de 14 anos, foi sobre a ferramenta de pesquisa “Google docs”, ministrada pelos jovens pesquisadores Caroline Carelli e Pedro Henrique Borges. A ferramenta do Google foi  usada na elaboração dos questionários que as crianças produziram, com cinco perguntas cada. “Nós vamos codificar os dados, analisar e inserir no banco de dados e construiremos a apresentação de amannhã”, conta a jovem pesquisadora Eline Vieira. Os dados compilados serão apresentados na Conferência Mundial do Meio Ambiente, que em dezembro reunirá 200 líderes mundiais para discutir as mudanças climáticas.

Cada um dos grupos que participou do encontro promovido pela Casa das Artes apresentou um trabalho baseado em questões ambientais. O grupo vencedor foi o de Nova Iguaçu, sob o comando da antropóloga Marcella Camargo. “O grupo trabalhou muito”, ressalta a pesquisadora, que também levou para o I Encontro o trabalho feito pelo projeto ICA, que reúne jovens das escolas internacionais com moradores de favelas do Rio de Janeiro.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI