Trem bão

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

por Fernando Fonseca


Foi comemorado, no último dia dois de dezembro, o dia Nacional do Samba. É um movimento de caráter popular, que tem o intuito de promover e disseminar o samba, um dos maiores expoentes da cultura nacional.

Diversos eventos, em diversos pontos da cidade, foram realizados para celebrar a data: shows a preço popular de cantores e grupos de samba como Arlindo Cruz, Diogo Nogueira, Dorina, Casuarina, Galocantô e Sururu na Roda, dentre outros. Com suas potentes e contagiantes baterias, as Escolas de Samba 'Beija-flor de Nilópolis' e 'Portela' também marcaram presença no evento.

A iniciativa da Secretaria de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro é uma prova de que, independentemente da sua classe social ou do lugar em que você more, este ritmo é capaz de te alcançar e contagiar, mesmo quando não estamos no carnaval.

Talvez o ponto mais interessante a ser comentado seja o fato de este evento conseguir promover e exaltar a homogeniedade cultural de um estado tão heterogêneo. A união dos municípios da Baixada Fluminense com os bairros do Centro, para que o Dia Nacional do Samba seja realizado em diversos pontos do estado, acentua ainda mais o orgulho
de legitimação deste movimento genuinamente carioca.

"Eu acho ótima essa iniciativa, pois assim, somos capazes de vivenciar o mundo do samba em todas as suas potencialidades em qualquer lugar do Estado", afirma Tatiane Schiffler, moradora de Nova Iguaçu, que teve a oportunidade de ir ao centro da Cidade embalada pelos sambas tocados no interior do trem, nessa que foi uma das mais concorridas atrações promovidas pela Secretaria de Cultura.

É o samba segmentando-se entre as classes, na luta contra o etnocentrismo cultural!

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI