Fim de uma etapa

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

por Camilla Medeiros


A Culminância na Escola Municipal Professor Amazor Vieira Borges, em Jardim Tropical, foi um sucesso. Iniciada às 9h da manhã, as crianças se sentaram em frente ao telão para relembrar todos os momentos em que aprenderam através dos contos de Câmara Cascudo e Malba Tahan. Durante a exibição de fotos e alguns vídeos das atividades realizadas durante o segundo semestre de 2009, Ana Gabriele e Ana Beatriz não saíram um minuto do meu lado, narrando com entusiasmo cada foto.

Entre as atividades realizadas, um pequeno concurso parecido com o quadro Soletrando do Calderão do Huck foi realizado para estimular as crianças a aprenderem novas palavras e suas letras. Além disso, o “Torta na Cara” foi sucesso absoluto, pois quando as fotos do evento passaram no telão imediatamente as crianças se levantaram para imitar o episódio. “Eu não errei nenhuma pergunta de matemática”, conta Ana Beatriz, orgulhosa de sua vitória. “Acho que fui a única que não se sujou de torta!”

Logo após esse momento de descontração, as crianças se prepararam para encenar duas peças. A primeira baseada no conto “O sapo com medo d'água”, de Câmara Cascudo, e a segunda baseada no conto “A divisão dos pães”, de Malba Tahan.

“Já estamos ensaiando há pelo menos três meses”, conta Suelen Frias, mediadora de matemática.”Apesar do nervosismo por ter pessoas de fora aqui, eles estão felizes de mostrar o resultado dos ensaios.” Apesar das roupas improvisadas, não tinha nenhuma criança que não entrasse no ritmo. Todas elas participaram ativamente das peças.

Após a apresentação da peça, a mediadora de aprendizagem Ingrid Silva contou uma pequena história sobre meio ambiente, e depois fez algumas perguntas relacionadas à coleta seletiva. No fim, todos ganharam balas depois de assumirem o compromisso de que nenhum papel ficaria fora da lixeira. “Vamos colocar em prática aquilo que acabamos de aprender”, anunciava a mediadora de aprendizagem.

Vários cartazes na parede demonstravam que o semestre foi repleto de atividades, e que a culminância representa o fim de uma importante etapa para aquelas crianças.

2 Comentários:

Anônimo disse...

Sou neta de Câmara Cascudo e Diretora do Instituto Câmara Cascudo, que preserva sua memória. Fico muito feliz com o trabalho desenvolvido pela Escola Municipal Professor Amazor Vieira Borges, trabalhando com os contos que ele recolheu e compilou.
Parabéns à equipe pedagógica e aos alunos.
Um grande abraço
Daliana Cascudo

Joelma Fernandes disse...

Daliana Cascudo,não foi só uma escola que trabalhou com os contos de Câmara cascudo,e sim todas as ecolas pertencente ao municipio de nova iguaçe que integra o projeto bairro escola.
Ficou lindo,na escola onde atuo tivemos dança tipica do Rio Grande do Norte.
bjs joelma

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI