Dinheiro na conta

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

por Edson Borges Vicente e Fernanda Bastos da Silva


Os Pontões de Cultura do Ministério da Cultura – MinC - estão distribuídos por todo o território nacional. Segundo a Secretaria de Programas e Projetos Culturais SPPC (responsável pelo edital para Pontões de Cultura) do MinC, eles são “instrumentos de promoção do intercâmbio e difusão da cultura brasileira em suas mais diversas linguagens e formas, no âmbito regional ou nacional, geridos por ente público ou privado sem fins lucrativos”. Na verdade, o pontão tem a função de dar suporte aos pontinhos para que sejam articulados e desenvolvam um trabalho conjunto e promover a troca de experiências entre eles. A novidade deste ano é o 'Pontão Digital', com a peculiaridade de fazer uso dos meios digitais para promover cultura e inserção no mercado de trabalho. De acordo com a SPPC, os convênios têm a vigência de um ano, e são custeados com recursos públicos e às instituições vencedoras é depositado um valor de até R$ 500 mil em uma única parcela.


Em Nova Iguaçu, o Centro de Interação Social Amigos de Nova Era - CISANE – é contemplado com dois pontos de cultura. Entre tais projetos estão o ‘Ponto de cultura Vídeo, Cultura e Trabalho’, conveniado em 2005 com o governo federal através do MinC, e o ‘Ponto de Cultura Arte Gráfica’, que está sendo implementado nesse ano de 2009. Através de parcerias, entre elas, com a Petrobrás, foi instalado no CISANE um laboratório de informática e comunicação com internet comunitária. Ao todo são 22 computadores existentes conectados à internet via satélite e programados com software livre.

Mercado da cultura

por Edson Borges Vicente

Atenção artistas de plantão: as inscrições para IV Jornada Cultural da Baixada Fluminense foram prorrogadas até sexta-feira, dia 06 de novembro. O lema deste ano do evento, que há quatro anos divulga a cultura da região, é ‘Arte e Cultura: Mercado Cultural e Política Pública’. A entrada é franca.

O convite desta vez é para os artesãos e escritores, pois haverá uma feira de artesanato e literatura nos dias 3, 4 e 05 de dezembro durante o evento que, este ano, será no SESC São João de Meriti. Outras atividades culturais e artísticas estão programadas. As inscrições são feitas no local (sala de vídeo) entre 14 e 18 horas e o candidato deve levar amostras dos seus trabalhos artesanais e literários.

O evento é uma parceria entre o Serviço Social do Comércio – SESC - São João de Meriti e a Federação de órgãos para Assistência Social e Educacional – FASE –, com apoio do Fórum Cultural Baixada Fluminense.

Comemoração diversificada

por Josy Antunes

A maciça divulgação online tornou o cartaz ao lado conhecido de muitos internautas. O colorido chama a atenção para a II Parada de Cultura, que será realizada amanhã, dia 5 de novembro, em comemoração ao Dia Nacional da Cultura.

Os alunos do curso de Produção Cultural da IFRJ - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro ­– realizarão atividades internas e externas ao Campus, localizado nas dependências da antiga CEFET Química, em Nilópolis.

A programação começará às 8 horas da manhã, com uma solenidade que contará, entre outros nomes, com a presença do Secretário de Cultura da cidade, Augusto Vargas.

Simultaneamente serão realizados serviços de ação social, exibições de filmes selecionados pelo Cineclube Ankito, diversas oficinas artísticas e apresentações de malabares e maracatu.

Maná da arte

por Edson Borges Vicente e Fernanda Bastos da Silva



"Sou um artista Bombril", resume Almir da Silva Rego, 55 anos, diretor da ong Amar Vidas (Associação Maná de Assistência e Restauração de Vidas). Conhecido como ‘Djamar’, esse artista multimídia, que faz de desenho publicitário a pintura, de escultura a poesia, de teatro a música, desde 2002 desenvolve um projeto para inserir os jovens no mercado de trabalho através da arte e da publicidade.

Foi a paixão pelos quadrinhos que o levou a mergulhar na arte dos desenhos. “Eu lia muitos gibis do Super Man, do Fantasma", conta Djmar, que já foi repórter da revista Lá e Cá e do Jornal Pontual. "A paixão pelo quadrinho me levou ao desenho e do desenho me envolvi com a propaganda e com a escultura até entrar para a Beija Flor e trabalhar com a escultura na escola de Samba”.

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI