Casal vinte

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

por Robert Tavares

Com muita simpatia, respeito e cautela. É assim que o "casal vinte" da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Nova Iguaçu conduz a vida profissional e, claro, a pessoal também.

Há dez anos vivendo juntos e dividindo o mesmo ambiente de trabalho, Claudia Hollanda e Marcelo Cavalcante não se deixam abater pelas barreiras que a rotina impõe. Antes de trabalharem na Prefeitura, o casal trabalhou em uma empresa que não permitia relacionamentos amorosos entre os funcionários. Mas a paixão falou mais alto e eles decidiram manter o romance em sigilo, pois não queriam ser "misteriosamente transferidos".



Casados há alguns anos, a assessora e o subsecretário ainda hoje têm também em comum a rotina profissional. Os pombinhos buscam força um no outro para não perderem o foco. "As duas cabeças pensam juntas no nosso casamento. Tanto o lado criativo como o administrativo são bem latentes na gente", diz Claudia.

O casal tem uma função de grande responsabilidade na SEMCTUR: ambos administram os pontinhos de cultura. Claudia mais diretamente, mas na maioria do tempo junto com o marido, que segundo ela é um "gerentão" de tudo, que fica com a parte burocrática. O que chama atenção nos profissionais é exatamente a forma como lidam com os coordenadores do projeto e com os amigos de trabalho. "Nós temos que estar dispostos para lidar com a diversidade. O tempo todo eu estou interagindo com pessoas diferentes", diz Claudia.

Segundo o casal, o assunto que predomina em casa e ao longo do dia é o trabalho, "o que não deixa de ser gostoso, porque acabamos tendo até mais diálogos", afirma. Ao que tudo indica, as 28 entidades gestoras dos pontinhos agradecem o jogo de cintura e simpatia que a dupla transmite.

Dicas
Segundo uma pesquisa feita pelo professor do Instituto de Psicologia da USP, Ailton Amélio, 37% dos namoros nascem entre pessoas da mesma sala de aula ou empresa. Logo, o casal não está sozinho.

Não há uma fórmula mágica para preservar uma união. Cada relacionamento tem suas peculiaridades. No entanto, aí vão umas dicas para ajudar no relacionamento dentro e fora de casa. Não custa nada tentar:

- Não faça de seu lar doce lar uma filial do escritório, a não ser que esse, assim como caso citado a cima, for do consentimento dos dois.

- Tente não ser ciumenta(o) ou curiosa(o). Controlar telefonemas e e-mail de seu colega de trabalho, ou melhor, marido constitui um erro gravíssimo. A individualidade é algo que deve ser sempre preservada. E mais que isso, exercitar a confiança é algo fundamental.

- Trabalhar junto pode até aumentar a cumplicidade e ser divertido. Não transforme o expediente em tortura chinesa – veja o caso de Claudia e Marcelo. Seja criativa(o) e paciente. E pense três vezes antes de explodir e exteriorizar certas coisas.

- Delegue e confie. Se ele cuida da área financeira, deixe que ele toma conta disso e não interfira, fazendo críticas. Isso te libera para cobrar a mesma postura da parte dele. Respeito gera respeito, confiança gera confiança.

- Autoestima é vital para qualquer ser humano. Se vocês estão trabalhando juntos é porque você é fundamental para esse cargo, e melhor, vocês combinam juntos até no sentido profissional.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI