Du matu para o mundo

sábado, 6 de fevereiro de 2010

por Robert Tavares

Tiago Costta, esse é nome da pessoa por trás do fenômeno humorístico Vanessa Du Matu, que nasceu logo após uma oficina de interpretação com com o diretor e dramaturgo Domingos de Oliveira, no Sesc de Nova Iguaçu. Após alguns experimentos de textos e para substituir uma amiga que havia ficado acanhada em fazer uma personagem "depravada e insinuante", o ator e produtor cultural foi "intimado" pela diretora do espetáculo a fazer a tal moça sem papas na língua. "Ela chegou para mim e disse: 'é você que vai fazer!", lembra-se o jovem, que até então nunca havia se montado.

O sucesso foi tanto que, meses depois, Tiago Costta foi convidado para participar de uma festa junina, onde os homens se vestiam de mulher e as mulheres se vestiam de homem. Após um figurino bem elaborado e com direito a estamparia floral, seu personagem, que àquela altura já havia caído no gosto dos amigos, ainda não tinha um nome.

Em seguida, Tiago foi convidado pela FETAERJ para apresentar o evento "Chão e Xona", onde, mais uma vez, homens faziam performances travestidos de mulher e vice-versa. Após sua apresentação, o público se interessou em saber o nome do personagem, e como Tiago não havia criado um nome fictício e seu personagem trajava a mesma roupa da festa junina, acompanhada de um girassol na cabeça e uma peruca black power, "dessas de dez reais", os presentes o apelidaram carinhosamente de Vanessa da Mata, em alusão à cantora. Mas um amigo disparou: "Da Mata? Está mais para do mato!" Daí para Vanessa Du Matu foi um pulo.

Após muitos trabalhos com o personagem, Tiago ganhou notoriedade, mas o ápice foi na saída de uma festa no Rio, ao ser abordado pela equipe de Pânico na TV quando estava saindo do carro. Depois da exibição da matéria na RedeTV!, Vanessa passou a ser reconhecida em todos os lugares. "Agora eu faço eventos sociais, festas de aniversário, animações", comemora o ator, que recentemente participou do Troféu Thaís Araújo e está com a agenda cheia para carnaval.

Engana-se quem pensa que o show de Vanessa Du Matu só fala para o público LGBT. "A coisa tomou uma proporção tão grande, que no dia do meu aniversário eu ganho um presente, e no dia do aniversário dela ela também ganha", conta Tiago Costta, que hoje em dia se considerar casado com a Vanessa, pois todas as suas coisas são separadas das coisas da personagem.

Madrinha

O bom humor da personagem criada por Tiago Costta levou o público LGBT a eleger Vanessa Du Matu a madrinha da Parada Gay e da campanha contra a homofobia, no município de Belford Roxo, em 2009. A montagem também conquistou corações e mentes de Seropédica, onde é madrina do movimento gay e desde 2008 apresenta a festa da cultura CAC ( Centro de Arte e Cultura) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Todos os figurinos de show que Tiago usa são confeccionados pelo próprio ator - assim como as maquiagens do personagem. O rapaz só recebe auxílio de uma amiga, que faz os croquis. Passada essa etapa, tudo fica por conta dele, que afirma: "Esse dom eu herdei da minha mãe, que era costureira, e isso sempre me ajudou muito na vida teatral".

Para o jovem, tudo é uma grande brincadeira, e claro, uma forma saudável de ganhar dinheiro. Tiago afirma que trabalha com o que ama, tanto nos palcos quanto na Prefeitura de Nova Iguaçu. "A Vanessa é uma personagem forte que está no espaço, as pessoas percebem isso, ela existe para animar a vida de quem foi assistir ao show. Minha intenção é fazer sorrisos e felicidade acontecerem", finaliza o jovem.

2 Comentários:

Marcele Pontes disse...

Robert, muito boa a matéria e a Vanessa du Matu é super divertida, acho apenas que faltaram fotos para ilustrar a matéria!
Abraços

teatro disse...

muito show esta reportagem, não sabia como vanessa Du Matu tinha aparecido, conheço Thiago e vanessa, Thiago é amoroso,divertido e atencioso, e Vanessa Du Matu, é exuberante, inteligente e elegante. Parabéns Thiago para vc e Vanessa, adorei esta história que não conhecia. bjsss Rosana

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI