Paraísos escondidos

segunda-feira, 29 de março de 2010

por Lívia Pereira

Dia de folga, céu azul e pouco dinheiro no bolso. Como se divertir com esses três itens disponíveis? As respostas nos foram dadas por quatro moradores de nossa cidade. Pessoas que encontram lazer a poucos passos de casa e que interpretam “diversão” de maneiras bastante diferente.

Almerinda dos Santos, 72 anos, não gosta de ver o tempo passar olhando pro teto de sua casa, no bairro Caiçara. Por isso, pra se distrair, ela busca a Igreja Assembleia de Deus, em seu bairro. Lazer pra ela tem íntima ligação com religião e contato com pessoas. “Lá eu participo de um grupo de visitas, saio bastante com as irmãs da igreja e isso me ajuda a distrair a mente”. Além disso, ela frequenta, todas as noites, uma Casa de Amparo à Família, no bairro Carmary, onde a professora voluntária Luiza Ferreira deu a ela as primeiras noções de alfabetização. “Lá eu aprendo e me divirto ao mesmo tempo”.

Shopping e churrasco
Como nem todo mundo reconhece uma analogia perfeita entre lazer e cultura, Antônio Ferreira da Silva, 41 anos, diz que diversão, em Nova Iguaçu, é ir ao Iguaçu Top Shopping fazer compras. “Mas, além do shopping, uma coisa que gosto muito de fazer é comer churrasco na Praça São Jorge com a minha família”.

Pra quem pensa que a cidade só oferece atrações pra juventude, Dona Maria Antônia Teixeira da Silva, moradora do bairro Carmary, não falta ao grupo da terceira idade, no Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), todas as segundas-feiras, às 15h. “Lá aprendi várias músicas e já até nos apresentamos em alguns eventos do nosso grupo”. Nada melhor que praticar o velho ditado quem canta, seus males espanta.

Já Roberto Gomes Teixeira e sua família não perdem uma visita à cachoeira de Jaceruba. “Já enfrentamos atoleiros pelo caminho, chuva, criança chorando sem parar, pouco dinheiro pra passagem, mas a gente sempre chega lá”. Jaceruba é um paraíso escondido em nossa cidade, com cachoeiras belíssimas, vasta vegetação e a tranquilidade do interior aliada ao prazer característico de quem se sente livre em meio a tanto espaço pra aproveitar. “Tem gente que diz que lá não tem nada, mas, da última vez que fomos lá, descobrimos uma pousada bem legal e a um bom preço”.

Não importa se você quer tranquilidade ou uma boa bagunça. Lazer pra todos os gostos se encontra por aqui!

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI