Vamos invadir tua universidade

quarta-feira, 3 de março de 2010

por Josy Antunes

No primeiro semestre de 2009, participei de um projeto que me fez respirar os ares da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro): o Colisões. Os encontros eram realizados no Campus da Praia Vermelha, reunindo alunos da própria Universidade e da Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu, através da qual se deu o meu ingresso. Recebemos palestras e orientações de grandes estudiosos de literatura, além das “injeções de criatividade” da poeta Bianca Ramoneda e do graffiteiro Dante Nogueira, respectivamente da Zona Sul e de Nova Iguaçu. Este confronto de origens e ideias trouxe um afloramento de novas experiências e aprendizagens tanto para alunos quanto para orientadores e coordenadores.



Proporcionada pelo PACC – Programa Avançado de Cultura Contemporânea –, a fórmula ganha novos elementos e ressurge em 2010, com a Universidade das Quebradas: um projeto idealizado por Heloísa Buarque de Hollanda, coordenadora do Programa. “Tá na hora da periferia 'invadir' a Universidade”, sintetiza Rosângela Gomes, secretária executiva do PACC, resumindo o pensamento de Heloísa. “Ela está muito envolvida com novas tecnologias e começou a pensar num novo projeto. Conversando com outros pesquisadores, teve a ideia da UQ”.

A Universidade das Quebradas é um curso de extensão que, em sua primeira edição, abordará literatura, artes, novas tecnologias e humanidades. Perpassando, em seus quatro módulos, por Antiguidade, Romantismo, Modernismo e Contemporaneidade, se estenderá entre os meses de março e dezembro, com início no próximo dia 25. As aulas acontecerão quinzenalmente, às quintas-feiras, das 14 às 18 horas, também no Campus da Praia Vermelha. O “confronto”, desta vez, será dos saberes produzidos em meios acadêmicos com os gerados em favelas e periferias. “Vai haver uma troca muito grande”, acredita Rosângela. “A gente vai ter uma visão maior do que está acontecendo lá fora”.

Ao todo, 20 vagas estão disponíveis para a turma inicial, cujas inscrições terminam na próxima segunda-feira, 8 de março. Há aqueles, porém, que já confirmaram a presença como ouvintes – forma permitida pela coordenação do PACC.

Para inscrição na UQ, é necessário apresentar a seguinte documentação: Carta à coordenação da Universidade das Quebradas, solicitando a inscrição e justificando o interesse no projeto; carta de indicação do coordenador, caso pertença a grupos ou projetos culturais; portfólio, com as principais realizações, apresentado em Cds ou DVDs; e a ficha de inscrição, disponível na Secretaria do PACC ou no site www.pacc.ufrj.br/uni_quebradas.php. Num segundo momento, os alunos que passarem pela primeira triagem, serão entrevistados e selecionados pelos coordenadores.

Para obter mais informações e “formar no bonde”, acesse o site, confira o edital e garanta sua ficha de inscrição.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI