por Robert Tavares
Muitos personagens e até mesmo os próprios filmes ficam marcados devido ao figurino escolhido para a trama de acordo com a personalidade, com intenção do diretor para cada personagem e adequado à época em que o roteiro é adaptado. É o caso do clássico "A Hora da Estrela" adaptado do último livro publicado em vida pela escritora Clarice Lispector e filmado pela cineasta Suzana Amaral. A diretora criou os vestidos da personagem central Macabéa com Clóvis Bueno e sem dúvidas agregou as características necessárias para a personalidade da personagem.
O cinema tem exercido grande influência sobre homens e mulheres. Acontece que muitos se inspiram em atores e personagens quando vão escolher as peças do seu guarda-roupas. Aliás, esse fato não é exclusivo apenas do cinema. Quem não se lembra da recente telenovela "Caminho das índias" e de sua polêmica personagem Norminha, que deixava parte do sutiã à mostra, causando uma verdadeira revolução fashion até nas semanas de moda brasileiras?
Mas voltando ao cinema, vale citar a fogosa Solange, personagem de Sônia Braga que ousava no decote, nos vestidos transparentes, na saia lápis e nos cabelos volumosos em "A dama do lotação" - que é a quarta maior bilheteria da história do cinema brasileiro que influenciou toda a geração da década de 70, época em que o filme dirigido por Neville de Almeida e inspirado em um conto de Nélson Rodrigues foi exibido no país.
Muitas vezes a moda não significa apenas beleza, mas também novidade. Em muitos casos, causar reflexão com o figurino é o que deseja o diretor, como no caso da prostituta Geni, personagem de Darlene Glória em "Toda nudez será castigada", do já citado Nélson Rodrigues e com direção de Arnaldo Jabor.
Não tem como falar de cinema e moda sem citar "Zuzu Angel", a estilista que morreu em um acidente de carro na década de 70. Na história, o diretor Sérgio Rezende usou e abusou dos figurinos originais da época. Logo, o minimalismo, o acabamento e a sobriedade reinaram absolutos sobre as peças que logo em seguida foram expostas em diversos estados do país. O guarda-roupa de personagens cria uma memória afetiva que nos faz torná-los ícones da moda - vide Marilyn Monroe e seu vestido esvoaçante - e exemplos a seguir, e a maioria permanece em destaque até hoje, comprovando que até os detalhes do cinema criam história e nos fazem sonhar durante anos a fio.
0 Comentários:
Postar um comentário