por Hosana Souza
O CISANE foi contemplado pelo programa no ano passado e com ele acolhe os jovens de Nova Era, Mangueira, Jardim Alvorada, Cabuçu e Comendador Soares. Os adolescentes devidamente inscritos no programa participam de oficinas de cultura e reflexão durante a semana no contraturno. Renata Brum, coordenadora do ProJovem, nos explica quais são os principais eixos do projeto: “Os jovens, com os orientadores sociais, debatem seis temas transversais: Juventude e Saúde, Juventude e Cultura, Juventude e Esporte e Lazer, Juventude e Trabalho, Juventude e Meio Ambiente e Juventude e os Direitos Assistenciais”, diz.
O projeto conta com seis orientadores sociais, um articulador, um coordenador, uma assistente social e uma psicóloga; além dos oficineiros, que ainda serão contratados, e que podem ser de cultura ou esporte. “O espaço da ONG está aberto para eles. O debate com o orientador dele, por exemplo, é na segunda e na quarta, mas se ele sente vontade de participar da oficina realizada na sexta ele pode estar aqui; e na realidade é isso que desejamos”, comenta Renata. A expectativa da equipe do ProJovem no CISANE é de atingir, inicialmente, um grupo de 600 jovens. “Esses são os que nós temos cadastrado no banco de dados do ano passado. Estamos trabalhando para que esse número cresça”, conta a coordenadora. Cada turma no ProJovem contará com 25 alunos, sendo 20 oriundos do programa Bolsa Família e 5 enviados do Conselho Tutelar.
E quem chegou para dar um gás no ProJovem e ajudar o CISANE este ano é o nosso querido Rafael Soares, o Nike. A Parceria Nike – CISANE foi iniciada no fim do ano passado com as oficinas de Beat Box promovidas em Nova Era pelo Laboratório Cultural, uma das entidades culturais beneficiadas pelo programa de Pontinhos de Cultura da Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu. “Eu trabalho aqui na terça e na sexta com as oficinas, foi então que o Edílson me convidou para ajudar, também no trabalho com o ProJovem Adolescente”, comenta Nike. “É um trabalho muito bacana, a equipe está bem unida, todos trabalham em tudo. Queremos dar inicio às oficinas já em agosto, estamos correndo contra o tempo, e contra a falta de recursos – não temos verba, ainda, para o ProJovem. É com sangue, suor e lágrima; e mais ainda com paixão”, diz o músico, que responde como Articulador do projeto.
Na próxima semana, de 19 a 24 de julho, o CISANE promoverá um mutirão para as inscrições do ProJovem. “Esse ano dedicaremos uma semana inteira para as inscrições, porque no ano passado nós disponibilizamos apenas um dia e o trabalho foi muito sobrecarregado", explica Renata, que acredita ter mais jovens interessados com a ampliação do prazo do mutirão.
Já há algumas semanas a equipe do ProJovem vem caminhando por escolas e praças da região para convocar os adolescentes para o projeto. “Nós já fizemos um movimentação com os jovens da região, o que só não foi tão efetivo porque eles estão em horário de provas”, conta Nike. “Além das inscrições, nós estamos planejando também colocar uma boa música, um DJ para animar a galera e mostrar o
espírito jovem do projeto”, encerra.
As inscrições serão realizadas no próprio CISANE, durante a próxima semana, sempre de 9 às 17 horas.
0 Comentários:
Postar um comentário