Ponto de encontro

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

por Renato Acácio

Além de oferecer serviços de empréstimos de livros gratuitamente, a biblioteca municipal Cial de Brito, que funciona no segundo andar do Espaço Cultural Sylvio Monteiro, no Centro de Nova Iguaçu, é um espaço para estudo e pesquisas para as cerca de 100 pessoas que a visitam diariamente ao longo do ano letivo.

Dentre os mais assíduos, estão os estudantes de ensino médio que estão se preparando para o vestibular. “Além dos vestibulandos, aqui vem muita gente estudar para concurso", conta Roberta Gomes, a coordenadora da audioteca. "Não são raros os que chegam aqui às nove horas da manhã e ficam até às cinco da tarde, que é quando fechamos a nossa biblioteca”.


Os estudantes Nilson Alves da Silva e Alex Rodrigues, de 25 e 26 anos, respectivamente, vão à biblioteca porque encontram ali um ambiente tranquilo e acolhedor para se focar nos estudos. "A gente bate ponto na biblioteca toda a tarde", conta Nílson Alves, que, como o amigo, está se preparando para o vestibular de matemática da CEDERJ. “Pegamos nos livros daqui a teoria e todas as questões que achamos relevantes", acrescenta o estudante. No "ponto de encontro", os dois amigos aproveitam o silêncio da biblioteca para "um ajudar o outro, resolvendo questões que sozinhos não conseguiriam".

Mas não são apenas os estudantes que frequentam diariamente a Cial de Brito. O estudante Thiago Durval, 18 anos, vai quase todos os dias à biblioteca desde sua fundação, há cerca de cinco anos, atrás de livros de literatura. “Tenho paixão por livros e cinema. Leio quase 100 livros por ano, dos mais variados gêneros: ficcção, biografias, autoajuda”, conta ele, que na última segunda-feira foi à biblioteca devolver “Túneis”, de Roderick Gordon e Brian Williams, de que não gostou por ser “pouco surpreendente”.

Embora esteja lá quase todos os dias, o estudante tem algumas queixas em relação ao espaço. “Essa biblioteca precisa ser ampliada, porque está para chegar mais livros e o espaço pode ficar pequeno”. Filho de uma ex-funcionária da casa, Thiago Durval parece estar bem-informado. "A biblioteca parou de receber doações temporariamente enquanto essa questão não é resolvida", admite Roberta Gomes.

O espaço conta também com aceso gratuito à Internet e também é muito procurado em função desse serviço. Renata Lemos Dias, de 32 anos, acessa a internet da biblioteca há mais de um ano, quando o serviço foi criado. Além disso, Renata Lemos lê os livros no local mesmo ou os leva para casa. “Eu gosto de contos de fadas, estorinhas, essas coisas", conta ela, que fica cerca de duas horas a cada visita que faz ao espaço, mas sente falta de livros como A Sereiazinha e O Reino Colorido da Criança. “Eu escrevo livros também, componho músicas e faço ilustrações, venho aqui também para me inspirar”, conta Renata enquanto folheia uma pilha de livros grandes, coloridos e cheio de ilustrações.

Para quem se interessar em ter um ambiente propício ao estudo, a pesquisa e o acesso à informação a biblioteca do espaço é uma ótima opção no centro de Nova Iguaçu para isso. Ela funciona de segunda à sexta das 09:00 às 17:00 horas, na rua Getúlio Vargas, mais conhecida como “rua dos cartórios”, no número 51. Bons estudos e boa leitura!

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI