Momentos deliciosos

terça-feira, 30 de novembro de 2010

por Leandro Oliveira

"Na rua e no meio na galera". É assim que se pode definir a Rádio Rua, um dos principais parceiros do Baixada Encena, que tomou de assalto os espaços culturais de Nova Iguaçu nas duas últimas semanas. Duas poderoas caixas de som montadas em uma tenda na Praça Cine Iguassu (antiga rodoviária) das 15h às 19h atraíram olhares curiosos dos transeuntes.

Rodrigo Batata e Marcelo Pelegrino estão à frente desse projeto, contemplado com recursos do I Fundo Municipal de Cultura Escritor Armando Fraga. "A proposta do projeto é interagir com o público", conta Rodrigo Batata, que se surpreendeu com o convite feito pela produção do Baixada Encena. "Não escolhemos as músicas sozinhos."


A interação com o público produz situações inusitadas. "Uma vez um guarda municipal falou que eu poderia estacionar onde eu quisesse se tocasse uma música do Legião", lembra Batata.

As músicas também são escolhidas com base no público da rádio. Um exemplo foi na última quinta-feira, quando Batata viu um pessoal de cabelos brancos passando em frente à tenda da Rádio Rua. "Botei uma música do Erasmo Carlos", conta ele. O contato com aquela voz inconfundível remeteu o grupo a deliciosos momentos do passado, acredita o produtor.

O principal público do projeto, pelo menos durante o Baixada Encena, foi o usuário dos ônibus que fazem ponto final em frente ao Cine Iguassu. Além das músicas, a tediosa espera do ônibus foi minimizada com debates com convidados como a produtora Giordana Moreira e Licko Turle, do grupo Tá na Rua. Um dos debates que ele mediou foi sobre a transformação da pichação em grafite, agora com o status de arte. "Antes aquele rabisco enfeiava a cidade , agora o desenho do grafite embeleza o muro feio e cinzento da cidade", conta Licko Turle.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI