Buraco semanal

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

por Lucas Lima


Acontece desde julho de 2006 o Cineclube Buraco do Getúlio, na cidade de Nova Iguaçu. Já houve 49 exibições realizadas até esse mês de dezembro. As sessões que agora serão semanais aconteciam sempre no primeiro sábado de cada mês, trazendo curtas-metragens sempre com um tema diferenciado, além de intervenções que envolvem música, teatro, etc.

O grupo responsável pelo cineclube foi contemplado esse ano com um dos editais do Cine Mais Cultura, projeto do Ministério da Cultura que disponibiliza equipamentos audiovisuais de projeção digital. Em contrapartida, as sessões devem ser semanais, com dia, horário e local fixos.

“Além das sessões realizadas todo primeiro sábado do mês com curtas-metragens e intervenções, passaremos a realizar sessões toda terça-feira, às 19h, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro”, conta a coordenadora de produção Luana Pinheiro, 24 anos.

Esse novo projeto já conta com mudanças em sua estrutura. “Nessas sessões, serão exibidos majoritariamente longas-metragens nacionais divididos em temas mensais. Para fevereiro, estamos pesquisando filmes que estejam ligados ao tema verão. Pra março, serão filmes do ciclo Mulher. Assim teremos num mês 4 ou 5 filmes exibidos a partir de um mesmo recorte, mas com diferenças entre si”, acrescenta a coordenadora.

Nesse novo formato, o principal obstáculo é o público. Luana acredita que a formação do mesmo possa ser de maior dificuldade, pois o planejamento é a exibição 100% de filmes nacionais. “Existe uma ideia de que o público brasileiro tem uma certa questão com sua própria cinematografia. Acreditamos que temos, como cineclubistas e produtores audiovisuais contemplados num edital de fomento à exibição de filmes brasileiros, o dever de aproximar o público do produto que é realizado em grande parte com verba pública”.

Para superar esse obstáculo, o grupo conta com a impressão do material informativo, que conterá textos sobre o ciclo e seus filmes. “Acreditamos que esse material pode contribuir com a formação de público”, conclui.

Um pouco da história

Hoje responsável pela coordenação e curadoria, Diego Bion, 25 anos, foi o idealizador do projeto junto a um amigo que hoje não é mais membro do cineclube. “Tivemos a ideia numa noite de bebedeira no Ananias Bar. Achamos que seria legal fazer um cineclube ali, conversamos com Márcio, o dono do bar, e menos de uma semana realizamos a primeira sessão do Buraco”.

Novatos, mas desde então apaixonados pelo que fazem, uma semana após a primeira exibição eles foram para a 26ª Jornada Nacional de Cineclubes em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, atrás de informações sobre cineclubismo.

Segundo Bion, a maior dificuldade encontrada no início foi a dos equipamentos. “A única coisa que tínhamos era um equipamento de som comprado na década de 1980 de segunda mão pelo pai da Luana. Durante esse período de dificuldades técnicas, nossos maiores parceiros foram as pessoas do Cineclube Beco do Rato, além de algumas sessões realizadas graças ao apoio de pessoas como a Elionalva Souza e Silva, do Observatório de Favelas e do Edilso Maceió, do CISANE”.

Um convite da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da cidade veio em 2008, e partir daquele ano o Buraco passou a ser realizado no Espaço Cultural Sylvio Monteiro. O que resolveu grande parte dos problemas técnicos, devido à aproximação com Marcelo Peregrino, que posteriormente veio a formar a Rádio Rua. “Foi nesse período que a ideia de um cineclube que não proporcionasse apenas o consumo de cinema ao público, mas também de outras linguagens artísticas, se concretizou, principalmente com relação à música”, conclui Bion.

Além de Bion e Luana, o Buraco conta com o comprometimento e a paixão de fazer o cineclube de uma equipe formada por Elaine, produtora; Drica, produtora; Hanny, pesquisa e curadoria e Getúlio, projeção. “Em 2011, o Buraco passa a ser uma opção às salas de cinema comercial dos shoppings. Cinema brasileiro de altíssimo nível de graça! A partir de terça-feira, dia 01 de fevereiro, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro”, convida e equipe do Cineclube.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI