Leve coquetel de estrelas

terça-feira, 2 de março de 2010

por Jefferson Loyola

Mostrar como o dia dos namorados influencia a vida das pessoas, esta é a pretensão do filme “Idas e vindas do amor (Valentine’s day)”, que traz em seu elenco um número extenso de grandes estrelas de Hollywood, como Julia Roberts, Jennifer Garner, Bradley Cooper, Queen Latifah, Ashton Kutcher, Anne Hathaway, Jéssica Biel, Patrick Dempsey, Taylor Lautner e Taylor Swift (estreando como atriz nos cinemas), entre outros.

O sincretismo do amor

por Jéssica de Oliveira

"Saber que meu roteiro foi o escolhido foi muito especial pra mim. Isso serve como incentivo para eu continuar escrevendo". Essas palavras simbolizam o sentimento de vitória; humilde e gratificante. Valéria de Almeida Gomes, de 25 anos, moradora de Nova Iguaçu, foi a vencedora do concurso de roteiros da Escola Livre de Cinema, com "Santo Antônio (Exú) Padroeiro de Nova Iguaçu", história que trata de um casal de namorados que sofrem com suas diferenças. "Maria Antônia é católica e Fernando, umbandista. No dia 13 de junho ela o convida para ir à festa de Santo Antônio, mas ele não pode ficar muito tempo lá, pois tem compromisso na festa do centro de umbanda", resume.

O roteiro de Valéria atendeu os requisitos básicos definidos pela banca: continha uma festa popular de Nova Iguaçu, e uma tecnologia - que surge como um computador que é usado em conversas on-line. A partir disso, Valéria reuniu algumas de suas experiências pessoais e escreveu sua hitória. "Quando fiquei sabendo que o roteiro deveria tratar de uma festa popular da cidade de Nova Iguaçu e de tecnologia, imediatamente a história surgiu", conta. "Lembrei de uma conversa que ouvi na minha turma de pós-graduação, onde uma evangélica comentou que não gostava de macumba, de Exú... Então, um colega meu, na mesma hora disse: 'Coitado de Santo Antônio!' e explicou um pouco sobre o sincretismo religioso. Achei isso interessante e resolvi escrever o roteiro sobre o assunto".

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI