Intercâmbio multimídia

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

por Rodrigo Caetano

O Cinerock é uma mostra independente de artes visuais, música e cinema, que terá sua 3ª edição no SESC Nova Iguaçu, com produção da Pública Alternativa, no próximo dia 26 de fevereiro. Mas essa história toda não começa agora.

A proposta começou na virada de dezembro de 2008 para janeiro de 2009, quando os músicos Diego Jovanholi e Gisele Wandermur chegaram à conclusão de que em Belford Roxo não havia nenhum local para eles tocarem. Decidiram então criar um evento com suas próprias bandas e as de seus amigos. O audiovisual caiu de para-quedas, pois alguns amigos dos dois eram envolvidos com cineclube.

O evento foi o responsável pela reativação do Centro Cultural Donana, que estava há 15 anos sem atividades e se tornou o ateliê de Dida Nascimento, que também mora no local com seus dois filhos adolescentes, Antonio Vitor e Azis Gabriel. Hoje no local funcionam oficinas de teatro, música e literatura, além de um cine-clube.

Durante o mutirão de limpeza e organização do Donana para o primeiro Cinerock, encontramos diversas relíquias no espaço. "Uma delas foram as fotos e posters de eventos que aconteceram no Donana na década de 1980 e das bandas Cidade Negra e KMD5 (antiga banda de Dida Nascimento, Marcelo Yuka, e Lauro Farias)", conta Diego.

No dia 21 de março de 2009, acontecia 1º Cinerock, com produção precária, muita força de vontade e divulgação feita 90% na internet. "Várias bandas se apresentaram, exibimos vários filmes e fizemos um debate sobre cinema e música na Baixada desde os anos 80 até os dias de hoje", lembra Diego.

Várias pessoas perguntaram quando seria o próximo e a dupla achou cabível uma 2ª edição do evento, que aconteceu no mesmo Centro Cultural Donana. "A novidade é que foram abertas inscrições pela internet e que conseguimos despertar o interesse de artistas de todo o Rio de Janeiro", conta o músico e produtor. O evento se consolidou então como uma mostra de artes visuais, cinema e música.

Cinerock 2010
No ano de 2010, aconteceram somente as “Maratonas Pré Cinerock”, que são versões reduzidas do evento, com apenas uma banda e poucos curtas. Nesse período começaram as negociações para o Pública Alternativa fazer o evento no SESC Nova Iguaçu. Durante essa trajetória, o Cinerock teve como parceiros o Centro Cultural Donana, Emerson Pires (Mostra de Cinema Belford Roxo), Moacyr Sonorização, Cineclube Mate com Angu, Coletivo AntiCinema, MENS, Cine Goteira, Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu e Alternative Minds.


Já em 2011, a Pública Alternativa realiza pela primeira vez a Mostra Independente Cinerock, no Sesc Nova Iguaçu, no dia 26 de fevereiro. Com artistas visuais, bandas e cineastas do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Agora com o slogan “Faça sua cena!”, a mostra está sendo divulgada no Site da Baixada, Oi FM, Paradiso FM, Rádio Microfonia e TV Brasil, entre outros veículos da grande imprensa, além de pequenos vídeos na internet e redes sociais como Facebook e Twitter, os chamados ‘teasers’. "Estamos tentando gerar uma cena cultural relevante que faça artistas de todo o Sudeste se apresentarem na Baixada e vice versa, formando assim um grande intercâmbio cultural", conclui Diego.

Mais informações podem ser vistas no site: http://www.cinerock.com.br/

1 Comentários:

Yasmin Thayná disse...

Cinerock tem que tá na bca do povo! Salve, salve, companheiros. Que venham os próximos festivais com mais patrocionadores e que
o evento cresça diretamente proporcional a vontade de fazer... E fazer bonito!
Sucesso aos organizadores e VOCÊS ESTÃO DEVENDO A MINHA FOTO QUE EU GANHEI NO FACEBOOK.
A JOSY ANTUNES SABE, ABRAÇOS VAMOS PRA SHANGAI APÓS UM BREVE MERGULHO EM TUVALU.

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI