É CINEROCK!

terça-feira, 1 de março de 2011

por Hosana Souza; fotos Evento Cinerock


Sem preconceitos e com um único critério: criatividade. O evento organizado pelo coletivo Pública Alternativa já chegou a sua terceira edição e com todo seu poder de sedução agitou o Sesc de Nova Iguaçu na tarde/noite do último sábado. Ainda não sabe do que estou falando? É claro que é o CINEROCK!


“Tem gente que vem pelo Cine, tem gente que vem pelo Rock. O importante é estar no evento”, brinca nossa companheira de redação Jéssica de Oliveira, como quem anunciava sem querer o quanto todo o trabalho renderia frutos. As noites mal dormidas e as incessantes mensagens espalhadas pelas redes sociais reuniram diversas pessoas construindo mais sessões de sucesso. “O Cinerock me deixa mais nervosa que o casamento”, revelou Josy Antunes, produtora do evento.

A mostra de cinematográfica contou com a presença de diversas pessoas que “Fizeram a sua cena”. Dos 50 curtas inscritos vindos da Baixada, de todo Rio de Janeiro, de Minas Gerais e de São Paulo, os filmes escolhidos foram: "Laranjais", do Alejandro Medallo; "O banquete de Platão", do Coletivo Heróis do Cotidiano; "Basta um sopro", de Roberta Dittz; "Making of do estudo Dama da Noite", do Coletivo Cubo; "Orgulho de morar na comunidade", do VJ Paulo China; "Müll Musik - Restos sonoros", de Ricardo Paris; "A flor das esporas", de Hanny Saraiva; "Macarrones instantáneos", de Renato Acácio; "Não me deixe te deixar", de Pedro Dias e "Sound of Things", de Baractho.

A curadoria feita pela própria equipe do Pública Alternativa teve como principais critérios: tempo de exibição, só haveria uma hora de mostra cinematográfica, e autorização de imagem. “Nós assistimos todos os filmes. Cada um deu seu voto e comentários. Procuramos avaliar de acordo com forma e conteúdo, criatividade e técnica. Por mais que seja uma mostra democrática, era preciso estabelecer esse tipo de critério, até para estimular uma produção de qualidade dessa nova geração de cineastas”, explicou Josy.

A sala estava cheia e a cada curta uma série de aplausos, aos cineastas e ao evento. Após a mostra houve a intervenção artística do estudante de Belas Artes na UFRJ. “Eu procurei deixar a música me levar, são os sons do cotidiano e que muitas vezes nós ignoramos. O motor do ônibus, por exemplo. Agradeço ao evento e a todos que gostaram da apresentação”, disse.

A questão autorização de imagem pesou, todos os cineastas precisavam assinar um termo de autorização de imagem o que fez com que alguns filmes selecionados não entrassem na mostra. “Tinha um curta divertidíssimo de Minas Gerais e um filme do Marcio Graffiti, do Coletivo Anti Cinema que não conseguimos fechar os papeis”, comenta Josy, “Eu fiquei emocionada quando ví a sala multiuso lotada, com aquele bando de gente lá atrás sentada no chão por não ter mais cadeiras. Quando acabou o evento, eu brinquei com uma pessoa da coordenação do SESC: "Na próxima edição a mostra de filmes tem que ser no teatro e os shows na quadra", disse a alegre Josy Antunes.

E para aqueles que perderam o Cinerock 3 não há com o que se preocupar, o próximo evento já está sendo preparado e baterá nas portas do Sesc em meados de junho. A Pública Alternativa já se reúne e provoca novas ideias, dentre elas uma curadoria para a próxima mostra cinematográfica. “Vamos convocar uns cineastas e professores de cinema especialmente para fazer a curadoria. Por esse motivo, as inscrições serão encerradas bem antes da realização do festival. No Cinerock 3, chegamos a receber mídias de filmes 3 dias antes do festival”, explica Josy.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI