A salvação da lavoura

terça-feira, 26 de abril de 2011

por Michele Ribeiro

Cada vez aumenta mais o número de pessoas que procuram um emprego em que tenham estabilidade. Junto com essas estatísticas, cresce os cursinhos para os concursos públicos, com vagas para nível fundamental, médio e superior. As oportunidades podem ser para todos, mas passar na prova exige dos candidatos total dedicação e empenho.

Quem está procurando uma vaga para o Tribunal de Justiça, ainda que a prova não tenha sido marcado, é a estudante de direito Joseane Alvez, 18 anos. A dificuldade para entrar ganhar a vaga pode ser medida pela sua dedicação. "Estudo seis horas por dia", orgulha-se ela, que sabe o quão grande é a concorrência pelas cadeiras sempre lotadas do cursinho em que se prepara.




Encerradas no último dia 16, as inscrições para o concurso dos correios atraíram um milhão e meio de candidatos para as provas que serão realizadas no próximo dia 15 de maio. O estudante Luiz Gabriel, 18 anos, está encarando livros de português, matemática e informática para encarar as 60 questões que podem lhe garantir estabilidade financeira. "Estou muito animado", diz ele.

O número de concorrentes para o concurso dos correios é grande, mas o desafio para Jaqueline Figueira, 20 anos, parece ser bem maior para conquistar uma das vagas de assistente pedagógico. "Trabalho de dia no comércio e à noite faço uma faculdade de administração", diz essa guerreira, que ignora o cansaço de uma semana agitada para mergulhar nos livros nos fins de semana. “Eu não desisto, sou uma pessoa persistente”, conta.

Outro exemplo de perseverança é o da ex-dona de casa Liliam Lopes, 46 anos, que passou dois anos ignorando a crítica de amigos e familiares para se preparar para o concurso de merendeira municipal. “Muitas pessoas falavam que era impossível por causa da minha idade, mais eu provei que não", comemora.

O estudante Gabriel Barbosa, 18 anos, pretende fazer disputar uma das 300 vagas da EAGS (Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento), cujos aprovados ficam 24 semanas internados para se capacitar ao exercício da profissão. Ele espera ser aprovado na prova, que exige nível médio completo e ensino médio técnico. “Ando estudando muito para as provas de língua portuguesa e conhecimento específico”, afirma. A inscrição, que custa R$60, fica até 14 de abril.

As dicas para passar são: reservar pelo menos uma hora por dia para se dedicar a alguma matéria, estudar com seriedade e qualidade, procurar ambientes tranquilos, utilizar o material didático adequado, revisar provas anteriores e se dedicar, pois o resultado é gradativo, por isso não desista, se não passar na primeira vez continue tentando.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI