Bravo, bravo!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

por Pedro Felipe Araújo


Quem nunca esperou ansioso pelo dia 12 de outubro quando era criança? Os presentes, as festas de rua, os brinquedos... Tudo neste dia é um prato cheio para a garotada no feriado dedicado aos pequenos cidadãos brasileiros. Onde há criança, com toda certeza, há festa.

Nesta quarta-feira, no bairro de Miguel Couto, a criançada teve muito o que pular. A programação do bairro para as tradicionais comemorações de rua começou cedo. Às nove horas da manhã, uma de suas principais avenidas, a Rua Professora Marli Pereira de Carvalho, já havia sido fechada para as comemorações. Um palco fora montado bem em frente ao mercadão popular e foi a professora Sheila Gama, prefeita de Nova Iguaçu, quem deu início à festa.



Depois de algumas breves palavras de abertura, a prefeita entregou o palco aos animadores que fizeram a festa da garotada em uma manhã cheia de gincanas valendo brinde. Teve competição de dança, brincadeiras de roda, além dos três pula-pulas totalmente gratuitos disponibilizados pela prefeitura.
 
As secretarias também estiveram presentes no evento em suas tendas, também montadas perto do palco. A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), promoveu aprendizagem, inclusão digital e diversão com um jogo recreativo totalmente computadorizado que estimulava as crianças a ler e a escrever. Enquanto isso, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SEMCTUR) explorava a criatividade dos pequenos com dinâmicas de arte e pintura.

A festa rolou até 13h e continuou na quadra do Centro Cultural da Casa do Menor, que comemora também os seus 25 anos dês de quando foi fundada pelo Padre Renato. Ali foram apresentados verdadeiros shows de música e dança, além de uma peça teatral comovente que retratou a história da fundação da casa, interpretada pelos próprios alunos do Centro Cultural. 

O professor André - ou melhor professor Tikn -, comemorou feliz o resultado dos seus esforços: “Eram 27 alunos para criar, montar e ensaiar na peça e tivemos só um mês pra isso.”, contou Tikn, oficineiro de teatro ali há seis anos.

Além da peça teatral, o dia foi encerrado com um espetáculo circense maravilhoso, também promovido pelos alunos do curso da casa. O espetáculo completo levou o público a viajar por entre os malabares, vibrar com os talentosos cuspidores de fogo, sorrir com as cativantes trapalhadas do palhaço e suspirar ao encanto das lindas bailarinas. Para muitos dos presentes, aquela era a primeira vez que assistia a espetáculos de circo e teatro, assim como Lucas Silveira, de 12 anos. “Eu nunca tinha visto. É lindo demais”. Disse ele, sem tirar os olhos das bailarinas.

E o feriado das crianças deste ano terminou assim em Miguel Couto, num piscar de olhos, como num passe de mágica. Mas um piscar que ficará eternizado para aqueles que tiveram o prazer de vivê-lo, para as pessoas que, assim como o jovem Lucas, puderam sonhar com os olhos abertos.

1 Comentários:

Elaine disse...

Parabéns Pedro pela matéria. É muito bom saber que projetos sociais como estes que você citou, existem, e trazem tanta alegria para as nossas crianças.

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI