Mais frequência

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

por Gabriel Barbosa

Ademir Loureiro, um morador da Prata de 65 anos, foi ao evento em comemoração ao aniversário da cidade com o objetivo de retirar ou pegar um encaminhamento da 2ª via da identidade. “O atendimento foi muito bom”, comemorou ele, que entendeu a pequena demora ser atendido em face da quantidade de pessoas atrás dos mesmos serviços. Para Ademir, o evento foi bem divulgado e organizado. “Gostaria de ver a prefeitura realizando eventos como este com mais frequência.”

Vizinha

por Caline Catarina

Adriana Oliveira da Silva, uma moradora de Andrade de Araújo de 35 anos, compareceu ao evento organizado pela prefeitura com o objetivo de tirar a 2ª via da identidade e a certidão dos quatro filhos, além de cortar o cabelo de toda a prole. “Foi uma vizinha que avisou”, disse ela, que saiu feliz da vida com os serviços oferecidos pela Ação Social.

Trato no visual

por Jean Patrick de Oliveira

O estudante Júnior de Souza, de 15 anos, foi para a festa a fim de saber um pouco mais da história da cidade. “Mas aproveitei a oportunidade para tirar os documentos e dar um trato no visual”, disse.

Pequenas iniciativas

por Poema Eurístenes Portela

“Esse é o primeiro passo para uma vida de sucesso”. Com essa frase, Marina Freitas, 18 anos, resumiu sua intenção na fila da ação social promovida durante a celebração do aniversário de Nova Iguaçu. Aguardando para tirar sua primeira carteira de trabalho, essa moradora do Cacuia relatou sua expectativa com o evento: “Fico feliz que sejam dadas oportunidades como esta e espero que possam acontecer outras ao longo do ano, pois Nova Iguaçu tem muita gente que precisa. Tenho vontade de ser assistente social e ver ações voltadas para a comunidade me deixam extremamente feliz.”
Após a retirada do documento, Marina era só alegria. “Pequenas iniciativas fazem muita diferença”, disse.

Grupos locais

por Luana

Shirley Gomes, de 29 anos, foi ao evento motivada pela possibilidade de mudar seu visual. “Soube que aqui cortavam de graça”, disse ela. “Aproveitei pra ver as apresentações dos grupos locais.”

Para Shirley o evento foi muito bem planejado e útil para a população, juntando lazer ao acesso a serviços sociais. “Fui muito bem atendida”, comemorou ela.
Luana.

Firme e forte

por Elen dos Santos Viana

Carlos do Nascimento, de 48 anos, foi ao evento realizado no Pátio da Igreja de Santo Antônio da Prata acompanhado da esposa e do mais velho dos seus três filhos. “Vim tirar a identidade do meu filho de 17 anos”, conta esse pedreiro de 48 anos, que gostou do fato dessa comemoração ter sido realizada em seu bairro e principalmente por ter contado com a presença da Prefeita Sheila Gama.

Outra participante motivada pela possibilidade de retirada de seus novos documentos foi Patrícia Floriano de Menezes, uma moradora da Califórnia de 30 anos, um bairro vizinho à Prata. A superlotação da igreja a impediu de ver o culto, que acompanhou pelas caixas de som instaladas no pátio da igreja. Falou também que gostou de saber que aconteceria naquela mesma noite o Show do Neguinho da Beija Flor na Via Light, que encerrou em grande estilo este dia de festividade: “Estarei lá! Firme e Forte!”

Orientação

por Priscila Dias

Dona Sandra Brito, moradora há 46 anos do bairro da Prata, contou-me que veio ao evento para assistir à missa de celebração de aniversário de Nova Iguaçu, da qual ficou sabendo através de um cartaz que no posto de saúde, onde sua filha de dezessete anos está fazendo pré-natal. “Vim atrás de orientação para a gestação de sua filha, pois no posto de saúde local não há médico suficiente para atendê-la”, diz ela. Dona Sandra recorreu ao estande montado no pátio da Igreja de Santo Antônio da Prata, na esperança de conseguir informações mais precisas sobre o estado de gravidez de oito meses e meio de sua filha. Por fim, ressalta e parabeniza a atitude da Prefeita Sheila Gama pela iniciativa em promover este evento.

Caçador de histórias

por Abraão Andrade e Giovannna Vicentini

Entrevistar o professor Ney Alberto é a coisa mais prazerosa e engrandecedora para quem tem interesse pela história de Nova Iguaçu. O trabalho, que inicialmente seria uma breve conversa sobre a exposição que ele organizou em homenagem ao aniversário da cidade, se tornou uma conversa totalmente descontraída e elucidativa sobre a linha do tempo e as transformações socioculturais da Baixada Fluminense.

Ney Alberto Gonçalves, ou somente Professor Ney, é advogado, compositor, historiador e arqueólogo. Dedicou a maior parte da sua vida a pesquisas de campo na Baixada e em Nova Iguaçu, às quais deu início depois da leitura do poema "Meu sonoro passarinho", do inconfidente Tomás Antônio Gonzaga. “Esse poema falava de uma localidade chamada Porto das Estrelas, que fica no final da Baía de Guanabara. Resolvi conhecer o lugar pessoalmente”, conta o professor.

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI