Capoeira gospel

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

por Nany Rabello




As crianças do horário integral da Escola Municipal Dtr Thibau estão aprendendo mais do que dança durante uma de suas oficinas. O professor de capoeira Jorge Henrique, responsável pela oficina que acontece com crianças entre 9 e 10 anos, nos dias de segunda, quarta e sexta à tarde, encontrou um jeito de ensinar algo mais para seus alunos.

Jorge foi inspirado por um programa de televisão sobre capoeira que assistiu. No programa, um dos entrevistados tinha adaptado as músicas que ouvia para o ritmo da capoeira. “Achei a ideia bem interessante, uma forma de incentivar as crianças”, conta o professor, que passou a adaptar todo tipo de música para o ritmo da capoeira.

“Eu gosto de todas as músicas, mas a melhor é a do Paranauê Paraná”, conta Carolina Silva, de 10 anos, umas das alunas da oficina. A disposição das crianças é impressionante, e a ideia do professor despertou uma nova paixão nos pequenos: o berimbau. As crianças contam que pretendem aprender a tocar o instrumento porque ele combina com qualquer som.

O colégio só possui um parceiro por enquanto: a 1° Igreja Batista do Bairro da Luz, que fica próxima à Unig. Mas as oficinas não podem ser realizadas na igreja, pois o pastor não permite. O professor treina com as crianças no pátio da escola, quando não chove, ou numa quadra pública perto da escola.

Jorge, que é evangélico, aproveitou a onda de transformar tudo em capoeira e adaptou também as músicas da igreja para jogar com as crianças. O resultado foi maravilhoso. Além das crianças adorarem as músicas ‘novas’, os pais perderam o medo que tinham da capoeira. “Os pais achavam que era luta, que eu ia ensinar a machucar alguém. Capoeira é dança, é floreio, não é pancadaria. Tem muito mais que pode ser ensinado com ela”, conta o professor.

Capoeira é, além de uma dança, um esporte que desenvolve a musicalidade, a interação em grupo, o condicionamento físico e a criatividade. Para essas crianças, capoeira sempre vai ser mais do que isso. A capoeira gospel das crianças do professor Jorge já ganhou fama pelo bairro, e quem sabe, não ganhe o coração do pastor também?

1 Comentários:

poxa vida se fosse mais perto vcs poderiam fazer as aulas aqui em minha igreja,pois falaria com meu sogro que é pastor tenho certeza de que ele deixaria.mais torço para que der tudo certo.

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI