A mágica da solidariedade

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

por Robert Tavares


No meio do caminho dos Los Tchatchos Trupe tinha uma pedra. Uma não, várias. E brutas, para que o poema fique ainda mais realista em relação ao que eles passaram desde o início do ano, quando conheceram Theógono , um senhor de 81 anos, morador de Mesquita. Quem olha seu Theo nem imagina que por trás daquela figura frágil, de cabelos grisalhos, se esconde um experiente mágico, que aproveita suas habilidades manuais para exercer - com maestria, diga-se de passagem - a profissão de alfaiate.

Desde os oito anos de idade Theógono trabalha para sobreviver. Nascido em Santos, no estado de São Paulo, ele veio para o Rio de Janeiro na década de 50, sonhando com uma vida melhor. Na mesma época, conheceu Carequinha, Grande Othelo e Mazzaropi, com quem chegou a contracenar em um filme. Em seguida Theogóno atuou com o que realmente gostava: mágica!

Passados os anos, o "homem mais bacana do mundo", como os Tchatchos dizem, andava desesperançado em relação a sua grande paixão, e as dificuldades financeiras acabaram obrigando-o a deixá-las em segundo plano. Sabendo disso, o grupo de amigos se juntou, e decidiram intervir para mudar essa situação. Eles ouviram rumores que Theógono guardava um palco desmontado em um ateliê, em sua casa. Totalmente
independentes, os amigos decidiram que a melhor forma de ajudá-lo seria montando esse palco e fazendo as reformas necessárias no mesmo.Em maio, eles iniciaram suas maratonas de apresentações circenses nas ruas para angariar fundos para o projeto. Tudo deu tão certo que eles arrecadaram a quantia necessária - aproximadamente 4 mil reais -, montaram o palco, viajaram para Santos e ainda estão filmando um documentário sobre a vida de Theógono .


O projeto recebeu o nome de "O palco vai sair" e foi todo registrado em um blog. "A internet é uma facilitadora e essa é a maneira de estar em contato direto com o público", diz Paulo Vitor, que é um dos Tchatchos. Ainda segundo PV, eles recebem apoio - mesmo que apenas espiritual - de pessoas do várias partes do país, como Minas Gerais, Rio Grande do Sul ou da Rua Vênus - onde seu Theo mora atualmente.

A estreia do palco acontecerá no dia 12 de dezembro, quando Mesquita ganhará o Centro Cultural Casa do Caminho. O palco será uma espécie de três em um, pois, além das apresentações de Theógono, ele servirá para exibições de filmes e exposições de arte. Uma das exposições mais aguardadas é a dos cartazes dos anos 30, 40 e 50, que Theo guardou ao longo da vida .

Desbravando sonho e realidade, a história do encontro de jovens artistas com o mágico, inspira e nos faz insistir em lutar por uma vida, ou melhor, para um mundo mais feliz e solidário. Assim como os Tchatchos ajudaram seu Theo a tornar um sonho realidade, você também pode fazer algo para melhorar o cotidiano de alguém próximo a você.

11 Comentários:

moloch! disse...

mais lindo impossível!

dalhe robert!
dalhe tchatchos!

e dalhe vô!

:O)

amauri junior disse...

Potcha vida em campeão, como já disseram aí em cima: "mais lindo impossível" *--*
Sério muito boa a matéria.

eu faço algo pelos tchatchos e pelo palco! UHULL, HAHAHHA, eu faço a produção, que grande sonho, enorme pra dizer a verdade! :)

Louise Teixeira disse...

Robert arrasando mais uma vez.

Parabéns aos Tchatchos, parabéns pela matéria, Robert, e parabéns a todos os que ajudaram no sonho do Theo!!!

Beijocas!

moloch! disse...

ah!
só pra registrar!
o robert tem o direito de cobrir a inauguração do palco dia 12!

só serve ele!
por que?

ELE É UM TCHATCHO!

:o)

moloch! disse...

QUEM É O AMAURY JUNIOR?

DA TV?

Unknown disse...

show de bola......
boa sorte

Diogo Villa disse...

Parabéns galera!, esse trabalho de vocês é ótimo!!!... estaremos lá!!!... los tchatchos band!.
abrção...

Anônimo disse...

Eu acretidoooooo nos Tchatchosssssss !!!!!!!!
Eu acretido no Sr. Theógono !!!!!!!!
Eu acretido no sonho !!!!!
Eu acretido na realidade !!!!!!!!!
Eu acretido !!!!

:o)

Bjocas da Zukaaaa !!!

Obranco disse...

VIDA LONGA AOS DE BOA VONTADE!!!!!

Thainá disse...

Lindo! *-*

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI