por Dariana Nogueira
Em 1992 a escola teve a honra de desfilar entre as grandes escolas no grupo especial com o enredo “O Leão na Selva de Ilusões”, uma homenagem à escritora Janete Clair. Após esta vitória, a trajetória da escola tornou-se oscilante, passando por constantes momentos de declínio e ascensão, mas sem voltar ao grupo especial.
Este ano, a escola irá desfilar com o enredo “De Neguinho da Vala, a Neguinho da Beija-Flor, Um príncipe negro na corte do Leão", que contará a história do sambista Neguinho da Beija-flor, que há 35 anos é o intérprete oficial da escola de Nilópolis, mas que conhece a Leão de outros carnavais...
Neguinho foi compositor da Leão de Nova Iguaçu durante algum tempo, e tem a escola como um importante marco para o início de sua história no carnaval carioca.
Eduardo da Silva, diretor da Leão há mais de 10 anos, conta como surgiu a ideia da homenagem a Neguinho da Beija-flor. “Este enredo vai além da pessoa do Neguinho da Beija-flor. Foi uma forma que encontramos de resgatar a história da escola como um todo e do que ela já representou para a comunidade iguaçuana. Foi o Carlinho Neguinho – também diretor da escola – que nos presenteou com esta maravilhosa ideia.”
Eduardo fala também da experiência da ida de Neguinho da Beija-flor à escola em agradecimento à homenagem. “Houve um show do Neguinho aqui na quadra em comemoração ao enredo, foi muito emocionante, quadra lotada, ele estava muito feliz”, conta o diretor.
A Leão será a primeira escola a desfilar na terça-feira de carnaval em Intendente Magalhães, no Rio de Janeiro. E arranca muitas expectativas de quem trabalhou duro para que o desfile acontecesse. A intenção de Eduardo é que a escola melhore cada vez mais para tirar o atraso que seus momentos de declínio causaram. Intenção dele e de todos nós iguaçuanos, que torcemos e vibramos por esse importante ícone de nossa cidade.
0 Comentários:
Postar um comentário