Combustível gratuito

quarta-feira, 17 de março de 2010

por Luiz Gabriel e Michele Ribeiro


O Balé Afro Contemporâneo (BAC) da Casa da Cultura da Baixada Fluminense estreia a temporada 2010 nesta quarta-feira (17), às 19h, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, em Nova Iguaçu. No dia seguinte é a vez da Lona Cultural de Mesquita receber no mesmo horário o espetáculo Gás Como Combustível de Luta. As duas apresentações têm entrada franca.


A Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de Meriti, é um centro de formação artística que dá oportunidade a jovens de toda a região. Foi nele que também nasceu o BAC, grupo de Balé Afro-Contemporâneo. “A Casa da Cultura é o lugar onde descobri meu talento", diz Larissa.



Criada há 10 anos, a companhia surgiu com o intuito de colocar a linguagem artística afro-contemporânea, aliada a elementos como a capoeira, o teatro e as danças populares e contemporâneas a serviço da inclusão social de jovens da periferia da cidade de São João de Meriti.

O “Gás Como Combustível de Luta” conta com quatro bailarinos e quatro músicos,um iluminador e um sonoplasta que ao som dos atabaques representam a herança africana, de onde veio a maior parte dos movimentos executados pelo grupo, que atualmente tem o patrocínio da Casa da Moeda do Brasil. As coreografias são intercaladas com poesia, sejam textos consagrados, como “Navio Negreiro”, de Castro Alves, ou versos escritos pelos próprios bailarinos.


SERVIÇO

Nova Iguaçu

Local: Espaço Cultural Sylvio Monteiro – Rua Getúlio Vargas, 51, Centro

Data: 17/03/2010

Horário: 19 horas

Informações: 2667-2157

Ingresso: Grátis

Mesquita

Local: Lona Cultural de Mesquita – Av. das Oliveiras, 537, BNH

Data: 18/03/2010 (quinta-feira)

Horário: 19 horas

Informações: 3763-9739

Ingresso: Grátis

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI