por Marcelle Abreu
O lançamento do PADEC não teria atraído tantas pessoas para o teatro do Espaço Cultural Sylvio Monteiro na noite da última quarta-feira se não fosse o trabalho de formiguinha da incansável atriz e produtora cultura Silvia Regina, cuja vida pessoal praticamente se confunde com a do espaço. “Sempre gostei de lidar com o público,em especial o de rua”, diz a diretora do espaço.
Silvia Regina nasceu no Rio de Janeiro, mas foi criada em Minas Gerais, estado para o qual se mudou quando tinha apenas um ano de idade. Lá estudou em colégio de freiras e aos 13 anos retornou ao Rio.
Sua vida artística começou quando tinha 18 anos, quando se juntou à turma que frequentava o Arcádia Iguaçuano. Logo depois entrou pra escola de teatro Martins Pena. Lá se vão 30 anos.
Silvia fez trabalhos de rua durante 10 anos, dentre os quais destaca “Aids,questão de rua”e “Combate à dengue”. Por causa de uma briga com o pai, passou alguns anos longe do palco. Em um recente evento no próprio Espaço Cultural Sylvio Monteiro ele apresentou um trecho de uma das peças que marcou sua carreira.
É uma das poucas funcionárias de carreira da Secretaria Municipal de Cultura. Muitas vezes brinca com seus companheiros, lembrando um poema do poeta Mário Quintana. “Vocês passarão. Eu passarinho.” Sai secretário, entra secretário, ela está trabalhando pela cultura de Nova Iguaçu.
Depois de trabalhar na organização do carnaval da cidade, ela assumiu a tarefa de convocar a classe artística de Nova Iguaçu para o encontro com a secretária estadual de Cultura, a também produtora cultural Adriana Rattes. Disparou diversos e-mails para sua enorme mala direta e encheu os dedos de calo ligando para os muitos amigos que fez ao longo dos seus 30 anos em que trabalha pela cultura da cidade.
Uma das razões para tanto entusiasmo foi o fato de saber que metade dos R$ 450 mil seria investida na recuperação do Espaço Cultural Sylvio Monteiro, no qual trabalha desde que ele foi criado na gestão do prefeito Mário Marques. “Com a melhoria do espaço, as pessoas terão um contato maior com a cultura”, diz Silvia Regina.
O passarinho do Sylvio Monteiro
segunda-feira, 8 de março de 2010
Marcadores: Editais, Marcelle Abreu
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 Comentários:
Postar um comentário