por Morgany dos Santos
Segundo a pesquisa TIC Domicílios, 10,4 milhões de residências brasileiras têm computador em casa. Isso corresponde a 19% do total de casas no Brasil. A mesma pesquisa feita em 2005 registrou 2,09 milhões lares contemplados com a chamada democratização da informática. Da massa de usuários de computadores, 25,04% ainda o fazem em lan-houses, enquanto 25% só têm acesso no trabalho, 18,05% na escola, mais de 16% na casa de colegas/ amigos e 3,06% recorrem a projetos públicos como Infocentro.
O maior percentual de usuários foi entre jovens de 10 a 15 anos, que representaram 54% dos usuários de microcomputadores. “A expansão do Gato Velox (Internet Banda Larga Pirata Local), de redes sociais como orkut e msn, a queda do preço do computador e a inclusão social foram os fatores que mais influenciaram esse índice”, afirma o estudante de eletrônica Jailson Alvarez, um morador de 22 anos do Bairro da Luz. O estudante é uma das milhares de pessoas que diminuiu o número de visitas às lan-houses desde que comprou um computador para sua casa.
Mesmo após as estatísticas mudarem bruscamente, muitos frequentadores de lan-houses que adquiriram computadores pessoais continuam a visitar lan-houses. Mas, como mostra a normalista Aline Santos, que está cursando o 3º ano do Instituto de Educação Rangel Pestana, há mais interesse pela rede de amigos que frequentam as lans. “Mesmo depois de ter comprado um computador, continuo indo em lan-house porque o servidor é meu amigo e muitos frequentadores de lá também", conta a estudante, que quando está nesses espaços fica com "com mais pique" para se divertir online.
Para Adriano Gomes, dono de uma lan-house em Austin desde 2004, as pessoas estão comprando computadores por causa de orkut e MSN."O dia que acabar orkut e MSN ou outro tipo de bate papo, ninguém mais vai se interessar em comprar um PC”, afirma ele, que tirou amplo proveito do crescimento de usuários dos sites de relacionamento.
O comerciante confirma a queda no movimento das lan-houses nos últimos dois anos, responsável pela falência de muitos negócios iguais aos seus. Ele acredita que a queda nos preços aumentou a concorrência entre as lans, o que diminuiu o número de pessoas por unidade. "Antes o preço de um PC custava em média 2.300,00 e devido à procura de orkut e MSN pelos jovens eles passaram a pedir aos pais para comprarem microcomputadores, que ficaram mais baratos.”
Democracia digital
terça-feira, 29 de junho de 2010
Marcadores: Mainstream, Morgany dos Santos
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