Grandes encontros

terça-feira, 22 de junho de 2010

por Hosana Souza

A grande segunda-feira da posse do novo secretário de Cultura de Nova Iguaçu, Écio Sales, trouxe grandes atividades como o “Palavras ao Vento” e culminou na tão aguardada posse oficial. O Espaço Cultural Sylvio Monteiro mais uma vez foi pequeno para as ações da Secretaria de Cultura, com membros da sociedade civil iguaçuana lotando seu teatro. Agentes culturais e grandes nomes da política estavam ansiosos para desejar “boa sorte” a nova gestão.



Um misto de alegria e alívio pairava no ar e nos corpos presentes ali durante a noite; alegria por ser Écio o escolhido e o alivio de saber que os sonhos e lutas não acabaram e que a sociedade civil e a cultura em Nova Iguaçu continuaram ganhando seu espaço. “Não é uma troca de gestão, é uma troca de nomes. Os projetos terão continuidade, a cultura é a representação das grandes mudanças em Nova Iguaçu”, comenta Gabriel Barbosa, representante da prefeita Sheila Gama.

A mesa responsável por dar as boas-vindas ao secretario era formada por grandes nomes de nossa cidade e também por grandes parceiros de Écio, que estavam ali para desejar vitórias a essa nova fase.

Um deles era o escritor e cineasta Marcus Vinicius Faustini, ex-secretário de Cultura da cidade. “Fico extremamente feliz e honrado, primeiro por saber que esse cara, que é incrível, está agora assumindo o que era meu papel, e o fará com brilhantismo com absoluta certeza; e segundo por ver como a sociedade civil iguaçuana é organizada e transformadora”, disse Faustini. O ex-secretário lembrou a grande diferença de sua posse para a de seu amigo. “Na minha posse o teatro estava louco para brigar comigo, mas hoje estamos todos aqui para te aplaudir. Quero ver muito mais, afinal os grandes pepinos eu já descasquei”, brincou.

Passatempo de criança
Ricardo Andrade, que estava representando os 31 Pontinhos de Cultura espalhados pela cidade, também se pronunciou “Há dois anos e meio, Écio abraçou Nova Iguaçu, hoje eu represento os pontinhos que estão te abraçando”, disse. O diretor teatral também lembrou a posse de Faustini, a quem ele aprendeu a admirar "Lembro da primeira reunião, aqui mesmo, onde Écio e Faustini diziam que Cultura não é passatempo de criança, não é fazer festinha e propaganda política. Foi ali que eu passei a confiar”, encerra. Para Ricardo Andrade, Écio Salles conquistou a cidadania iguaçuana com seu trabalho.

Lúcia Pardo, representante do Minc no Rio de Janeiro, fez questão de ler um dos poemas lançados ao ar na performance com que Écio Salles inaugurou sua gestão, mandando cerca de 500 balões com poesias de artistas da cidade. “Um dos versos que recebi do Palavras ao Vento fala sobre nossa origem Jacutinga – tribo Iguaçuana. Hoje eu digo: Écio, sem sombra de dúvidas, a sua tribo é aqui”, afirmou ela, para quem a cultura é a criatividade e não há povo mais criativo que o nosso. A representante do Minc no Rio, que conhece o novo secretário de outros carnavais, Écio Salles tem tudo para fazer uma grande gestão à frenta da SEMCTUR.

Alegre e ciente das responsabilidades Écio Salles apenas agradeceu, recordando e dividindo o que foi a sua “Estrada de Encontros” até aqui. “O meu maior encontro, com absoluta certeza está ali", disse ele, apontando para a esposa, a sogra e as duas filhas. “Mas outros grandes encontros ocorreram no meu caminho. Lá no ensino médio eu encontrei o Faustini e comecei a pensar mudanças sociais mesmo sendo apenas um moleque do subúrbio”, relembra. Écio Salles também citou o produtor social José Júnior, com quem conviveu dez anos no Afro-Reggae. Também foram citados pelo novo secretário o pedagogo Jailson Soares, diretor do Observatório de Favelas e ex-secretário de Educação de Nova Iguaçu, e Claudiney Ferreira, gerente do Núcleo Diálogos do Itaú Cultural.

Écio Salles lembrou ainda que sua história com Nova Iguaçu não é recente. "Nova Iguaçu é muito rica, nunca me senti estrangeiro aqui – embora venha de outro bairro, Olaria – sou um iguaçuano e sei que vamos criar juntos”, encerrou.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI