Por dentro da UFRJ

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

por Hosana Souza

A adolescência - uma das milhões de fases complicadas na vida do ser humano - caracteriza-se, também, pela indecisão. Foi pensando nisso que as escolas e universidades começaram a temporada de apresentação de cursos e oportunidades aos vestibulandos do Estado do Rio de Janeiro.


Organizado nos últimos dias 19 e 20 de agosto, o Conhecendo a UFRJ é um evento produzido pela Universidade desde o ano de 2005. Em sua sexta edição, o Conhecendo a UFRJ contou, apenas no primeiro dia de evento, com a presença de 1800 jovens de escolas estaduais e particulares de todo o estado. E eu, correspondente oficial do Cultura NI no vestibular, estive no evento que exemplifica essa fase que não passa de um começo.

O Conhecendo a UFRJ ocupou boa parte da Escola de Educação Física e Desportos, na Ilha da Cidade Universitária, no Fundão. Foram 50 stands e sete salas de palestras, que apresentavam todas as opções de carreira da universidade. “Para o vestibular 2011, todos os cursos passarão a ter cinco anos e não fará mais a discriminação entre Licenciatura e Bacharelado, além, de novos cursos como a Letras Português/LIBRAS e Gastronomia”, comenta o professor Leandro Almeida, coordenador da Unidade Rubens Falcão do CPU-NI.

A abertura oficial do evento teve a presença do Reitor da Universidade, o professor Aloísio Teixeira, dos coordenadores da Escola de Educação Física e Desportos e da Pró Reitoria de Graduação, o professor Mario Albuquerque Tomaz e a professora Belkis Valdman, respectivamente.

Completando a mesa, a Pró Reitora de Extensão Laura Tavares deu as boas-vindas aos estudantes com mais um de seus acalorados discursos. “Esse evento é fundamental; abrir, literalmente, as portas da universidade estimula, anima, faz com que cada vez mais os estudantes se dediquem para estar aqui”, comenta a professora. “Promover esse primeiro contato com a UFRJ é promover também o maior acesso ao nível superior, principalmente por aquelas instituições que historicamente têm menores oportunidades, as estaduais e municipais”.

O Conhecendo a UFRJ recebeu a visita de mais de mil alunos dos pré-universitários comunitários, dos quais 600 só de nosso município, que se espalharam pelo campus e passaram o dia decidindo o futuro.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI