Olodum iguaçuano

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

por Marcelle Abreu e Yasmin Thayná

A parceria colégio Municipal Venina Correia Torres, localizado no bairro Califórinia, com Laboratório Cultural, levou os meninos do grupo de percussão ao evento da prefeitura apresentando um número barulhento com a típica batucada brasileira e animando as pessoas no segundo dia de evento.

Paulo Negueba, que toca instrumentos de percussão desde os 12 que participou do evento da cidade com o tom-tom, era professor de percussão no Espaço Cultural na Encolha, do Nike, onde as aulas de música eram gratuitas para os moleques da comunidade que viviam na rua. O objetivo de ter oferecido a oportunidade das aulas gratuitas de música era a chance deles tornarem válido a arte de modo também a enxergar uma saída profissional e seguir o sucesso. A história de Negueba começou quando ele saiu do colégio interno para a comunidade de Vigário Geral e se interessou pela música batucando tudo que era latinha e madeira. Investiu e acreditou começando, assim, aos 12 anos no Afroreggae onde estudou e se formou em percussão. Foi para o Rappa, trabalhou durante 6 anos e gravou três discos. No grupo "nos do morro" coordenou os projetos de comunicação e hoje, trabalha com música nas comunidades do morro do Cantagalo, Vidigal e Maré. “Quando conheci a musica eu não tinha acesso ao mundo, eu era de colégio interno. Agora estou aqui: feliz e realizado fazendo esse trabalho,” declarou Paulo Negueba
Pedro Lucas, mais conhecido como feijão, é um menino de 9 anos que teve a ousadia e o rebolado de subir no bumbo e rebolar levantando a blusa e fazendo passos coreografados na parceria do amigo Flavio da Silva de 11 anos que foi sagaz ao encenar de forma sensual uns "tapinhas." A galera iguaçuana se divertiu e se animou tanto na dança dos dois rapazes elegantes quanto no pedido meigo que Pedro Lucas fez no microfone "nós só vamos tocar se vocês levantarem daí e dançaram com a gente."
Pedro Lucas, morador de Miguel Couto, disse que sua irmã Liriane Cristina, de 18 anos, o levou para oficina que o Negueba estava oferecendo lá na Secretaria Municipal de Educação e resolveu continuar estudando com o Negueba. "Ah, eu aprendi a dançar com meus amigos. Eu danço funk, não sei dançar pagode não. Ainda vou aprender. Vou pra São Paulo e vai ser bom." disse.
Flávio da Silva também ficou sabendo pela Secretaria Municipal de Educação "ah eu gosto muito. Adoro dançar. O Paulo chegou e perguntou se eu queria dançar, eu disse que sim. Eu não tenho vergonha de dançar não. As meninas gostam. Quero que a Daniela Mercury goste da gente porque quando eu toco aqui, eu fico muito feliz. Meus pais também" disse com um sorriso malandro.
Felipe Resende, foi até o chão tocando bumbo.No inicio a dança era voltada para os menores, mas Negueba o viu dançar e fez o convite. Ele aceitou.
O menino de olhos cor de mel tem 14 anos e estuda no Venina. Disse que chegou a fazer parte do ponto de cultura Na Encolha dias antes de acabar. Os amigos contaram para ele "vamos tocar ali no Nike, aí eu fui. Mas é só fiquei vendo no primeiro dia. Depois que eu fui participar." Com a suspensão das oficinas, Felipe achou que não faria música nunca mais. "Fiquei um pouco chateado e duas semanas depois, o Negueba foi lá no Venina e disse que ia  continuar. Fiquei feliz, foi quando eu menos esperava. Quando eu toco, sinto meu coração bater é uma coisa inexplicável. Só meu coração sabe quando eu toco, é uma energia muito positiva," disse emocionado. Vai para SP e está ansioso por tocar junto a Daniela Mercury. "Muitas oportunidades vão acontecer. Vou ficar mais conhecido, mostrando um pouco mais do nosso trabalho, vou aparecer na TV," disse alegre e completou "minha família apoia e eu tô muito feliz, pois eu até pouco não ia para São Paulo e hoje minha mãe me deixou ir."
A meninada que faz batucada na Baixada Fluminense estará fazendo um barulho e enlouquecendo a paulistada com sua ousadia fluminense, nos próximos dias em um festival na cidade de São Paulo.

1 Comentários:

Anônimo disse...

muito legal parabéns...
bjs.

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI