Elo entre gerações

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

por Lívia Pereira


A música é uma linguagem e, como tal, é transmitida de geração em geração. Segundo o livro “Viver bem com música”, uma publicação da Editora Melhoramentos, já na barriga, o feto tem a primeira noção de ritmo: o pulsar do coração da mãe. Ao longo da vida, as cantigas de ninar entoadas pelos pais vão marcando nossos passos. E há sempre aquela música que nos faz lembrar de quem gostamos ou de uma determinada época.

Há quem traga em sua história as influências diretas da família em ritmo, melodia e harmonia, mas há aqueles que sentem falta de tal ligação, fundamental para reforçar laços. Esse é o caso do professor de bateria Leandro Pires, um morador de Nilópolis de 29 anos. “Infelizmente, não há músicos na minha família ”, lamenta-se ele, que se iniciou no universo da música depois que sua avó o levou para a igreja que frequentava, quando ele tinha 13 anos. Fixou-se então sua primeira raiz musical: a música gospel.

Defesa final

por Hosana Souza e Jéssica Oliveira

Férias e sábado de sol. Ingredientes perfeitos e bastante convidativos para um dia de sombra e água fresca. Com certeza a escolha certa para milhares de pessoas, exceto para um grupo de ex-alunos da Escola Livre de Cinema. Espalhados pela biblioteca Cacá Diegues - com direito a calor que resistia ao ar condicionado - todos esperavam ansiosos pela chegada do momento em que os reunira ali: a chance de apresentar seus roteiros à banca avaliadora que decidiria quem seria o sortudo - e acima de tudo, competente - autor a ter sua obra transformada em um curta metragem a ser exibido no Iguacine do próximo ano, além de ser receber mil reais pelos direitos autorais.

Essa história começou no segundo semestre de 2009, quando onze ex-alunos tiveram a oportunidade de participar de um mês de aulas de roteiro com Gustavo Melo e Raul Fernando - feras do cinema - e depois produzirem seu próprio roteiro, baseados na cultura popular e nos avanços tecnológicos usados pela população iguaçuana.

Coreto armado

por Larissa Leotério

Apesar de o Carnaval 2010 estar prometendo fazer muito sucesso no Centro de Nova Iguaçu, os bairros vão dar o que falar e pular, é claro. Diversos artistas da cidade se reúnem para fazer a festa dos coretos de bairro.

E se engana quem pensa que a festa é no improviso: músicos como Luiz Camilo, Deni Batera e Edu Carval têm se reunido semanalmente desde o dia 25 com Daniel Guerra, para acertar detalhes como horário de início e término dos coretos, local e cachê.

Onde o sol nasce sorrindo

por Josy Antunes


Na última sexta-feira, 5 de fevereiro, compareci a um evento que, na minha mente, foi seminal: o lançamento de um livro em Belford Roxo. O autor de “Visões de um novo olhar – Fatos e fotos da Cidade do Amor”, José Américo Batista recebeu representantes da população local no Country Club da cidade, onde revelou seu trabalho de pesquisa e lançou a obra ao que promete ser uma jornada por bibliotecas e escolas.

Folheando um dos exemplares que estavam dispostos ao público, observei os agrupamentos do patrimônio histórico, material, natural e humano. Dentre as apresentações que me foram feitas naquelas páginas, “conheci” o Instituto Brasileiro de Arqueologia, do qual sequer havia ouvido falar em meus 19 anos de moradora do que o autor chama de Cidade do Amor. Vi retratado o Castelinho, acompanhado de uma descrição que saciou parte de minha curiosidade diária ao ver uma construção tão peculiar, no caminho percorrido pelo 206, Belford Roxo x Nova Iguaçu.

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI