Paraísos escondidos

segunda-feira, 29 de março de 2010

por Lívia Pereira

Dia de folga, céu azul e pouco dinheiro no bolso. Como se divertir com esses três itens disponíveis? As respostas nos foram dadas por quatro moradores de nossa cidade. Pessoas que encontram lazer a poucos passos de casa e que interpretam “diversão” de maneiras bastante diferente.

A nostalgia de Marina

por Fernando Fonseca

“Sou mediadora no processo de experimentação do mundo das crianças com o audiovisual”, afirma Marina Rosa, estudante de Engenharia de produção e funcionária da Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu. Um nome até bonito pra uma profissão, mas o que faria uma mediadora no processo de experimentação do mundo das crianças com o audiovisual?

À primeira vista, é possível associarmos este nome com alguma profissão com relação direta com o mundo infantil no audiovisual, tais como produção de animação ou quem sabe documentários sobre o cotidiano de crianças. E, assim como todas as coisas que surgem na Escola Livre de Cinema fogem da simplicidade e mesmice, claro que um nome exuberante como esse não seria uma exceção. Em explicação sobre seu fabuloso universo de trabalho, Marina diz: “Todo ano temos um tema pra trabalhar com as crianças a partir do território em que vivem. Este ano estamos trabalhando o autorretrato com as crianças.”

O diferencial da José Reis

por Carine Caitano

São só 15 alunos, mas o barulho que eles fazem nos leva a crer que centenas de pessoas estão na sala. Mas nem toda essa barulheira desmotiva a estudante de Educação Física Clara dos Santos, de 26 anos. Ministrando aulas na Escola Municipal José Reis desde novembro de 2009, a profesora caracteriza o barulho como positivo: "É mais empolgação que bagunça. O esporte disciplina o aluno".

A experiência de Clara em lecionar para crianças e jovens é grande. Há 3 anos participa do projeto social Capoeira nas Praças em Nilópolis, onde mora. Lá, a faixa etária é de 12 anos. Já com os menores convive há quase 2 anos, na creche em que trabalha. Clara faz parte do Pontinho Dom Bosco, com sede em Cabuçu.

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI