Filho superproduzido

quinta-feira, 31 de março de 2011

por Larissa Leotério

Na noite da última segunda-feira, 28, a Central Única das Favelas recebeu em Madureira amigos e parceiros para os lançamentos do livro “CUFA – Dez Anos Fazendo do Nosso Jeito”, e da produtora de audiovisual CUFA Filmes.

Conhecida por seu trabalho de transformação da vida dos moradores de favela e projetos como o Hutúz e LIIBRA, a história da CUFA foi contada Celso Athayde, um de seus fundadores. Este é o quarto livro de que Celso Athayde, que nasceu em Nilópolis e é coautor dos bestsellers “Falcão – Meninos do Tráfico”, “Falcão – Mulheres e o Tráfico” e “Cabeça de Porco”. O autor esteve presente até o final da festa distribuindo autógrafos.



Na festa com direito até ao “parabéns aglomerado”, como brincou a rapper Nega Gizza, estiveram presentes personalidades como o diretor Cacá Diegues, a cantora Fernanda Brum, DJ Malrboro e o representante da UNESCO, Marcos Frota.

Quem recebeu o primeiro pedaço do bolo foi o padrinho e incentivador do projeto, Cacá Diegues. Nega Gizza contou que o produtor do Cinco vezes favela foi o primeiro a receber e dialogar com os jovens, além de ter dado o pontapé inicial na realização de mais um sonho, que é a produtora CUFA Filmes. “É o nascimento de um filho de todos”, declarou Gizza.

Além das homenagens que recebeu durante a noite, o livro “CUFA – Dez Anos Fazendo do Nosso Jeito” foi dedicado a Cacá Diegues, em reconhecimento a sua ativa participação: “Fiquei até sem jeito”. Emocionado, Cacá Diegues falou sobre os novos equipamentos da CUFA Filmes e lembrou do primeiro dia de aula: “Não inventei ninguém. Eu apenas os encontrei”. Cacá finalizou dizendo que a relação não é mais coisa de aprendiz e que fez apenas um papel na superprodução da CUFA.

Já Ricardo Macieira, ex-Secretário de Cultura do Rio de Janeiro, diz que se sente em casa e que a CUFA só ajuda em sua caminhada fora do Governo: “Foi um ganho pessoal muito grande e desejo que os projetos cheguem ao maior número das pessoas”.

Nega Gizza, que fundou a CUFA com Celso Athaíde e MV Bill, também foi homenageada. MV Bill conta um pouco da história da diretora do Hutús e diz que ela é referência de lutas e atitudes. A rapper recebeu em 2009 o prêmio de Arista Feminina da Década, por sua trajetória nas causas sociais.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI