Mulheres de fé

terça-feira, 12 de abril de 2011

por Dine Estela


Com a força de canções que tem o dom de encantar, a banda Mulheres de Jorge arrepiou o público do Espaço Cultural Sylvio Monteiro, em Nova Iguaçu, neste sábado, 10 de abril, em show homenageando São Jorge, o santo guerreiro. Cyda Matos, Haoa Afrânio e Tereza Onã, três cantoras da Baixada Fluminense, voltaram a se reunir em torno de um mesmo símbolo de devoção, São Jorge, para encantar multidões. O show acontece novamente neste domingo a partir das 20h. O Espaço fica na Rua Getúlio Vargas, 51, no Centro de Nova Iguaçu. A entrada custa R$ 8.

A primeira canção é apresentada pelas mulheres vestidas com o manto da Virgem Maria num tom de oração, mas engana-se quem pensa que o ritmo vai continuar assim. A partir da segunda canção, as Mulheres de Jorge esquentam o público com sambas, toadas e até mesmos ritmos candomblecistas. É possível observar o sincretismo que no Brasil é feito com santos da igreja católica e orixás africanos, mas as meninas encontram o feeling para que o show fique o mais ecumênico possível e possa se encaixar perfeitamente em qualquer ambiente. O repertório é composto por vários representantes da Música Popular Brasileira, como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Fernandinha Abreu, dentre outros que contam a história do Santo.



A ideia de montar o show Mulheres de Jorge foi uma iniciativa do padre Davenir Andrade, que conta com o apoio da Secretaria de Cultura da cidade de Nova Iguaçu. “O resultado foi tão bom que o show já foi apresentado em vários municípios. Fico muito feliz em assumir esse projeto que já está em seu segundo ano, mas não poderia deixar de agradecer a secretária de Cultura Silvia Regina e tantos outros que nos ajudaram a desenvolve-lo”, enfatizou o padre.

Segundo o padre, a expectativa de público para a festa na igreja gira em torno de 10 mil pessoas. “Como este ano a festa de São Jorge vai coincidir com a Semana Santa, estamos preparando um grande evento para marcar esses dias tão importantes para o calendário religioso”, destacou o padre. A festa na igreja começa no dia 23 de abril (dia de São Jorge) e vai até o dia dia 25, domingo de Páscoa, com várias atividades nos arredores da igreja.

1 Comentários:

Dine Estela disse...

A matéria de domingo fala da agenda das cantoras. Se puderem atualizar...

Dine Estela

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI