por Larissa Leotério / Foto: Josy Antunes
Jovens pesquisadores de Nova Iguaçu levaram sua pesquisa para a cidade do Rio de Janeiro e mostraram ao que vieram no I Encontro Juvenil - As artes e as ciências para uma vida sustentável. Quem comunicou a eles que haveria esse encontro sobre sustentabilidade foi a pesquisadora Marcella Camargo, a coordenadora grupo. E disse ainda que poderiam saber mais no blog do UNICEF, idealizadora do evento.
A intenção do Encontro é escrever uma carta para a conferência internacional em Copenhagen com os dados obtidos. “É a primeira vez que países como os EUA e o Japão vão participar”, conta a animada jovem pesquisadora Eline Vieira. Estes dois países aceitaram diminuir em 30% a emissão de gases poluentes.
O grupo iguaçuano teve sua pesquisa premiada e foram os vencedores do Encontro. “Foi uma correria muito grande e a gente só foi dormir às seis da manhã”, acrescenta Eline. A razão para aquela noite mal dormida foi a necessidade de o grupo codificar, analisar e construir o banco de dados da pesquisa feita durante o primeiro dia de encontro, com 96 jovens de escolas municipais do Rio.
“Compensou. Ganhamos uma câmera digital”, comemora a jovem pesquisadora Edna. A câmera servirá para ilustrar as pesquisas e ficará sob a guarda de um pesquisador por semana. O primeiro prestigiado será Leonardo Venancio.
0 Comentários:
Postar um comentário