Sob as bênçãos de Omolu

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

por Jefferson Loyola

Cada vez mais os terreiros estão se tornando espaços provedores de saúde”, disse José Marmo, no 1° Seminário Pró-Saúde da População Negra, realizado pelo CIAFRO na última quinta-feira, 5 de novembro. O seminário, que teve seis horas de duração, também contou com a presença da assistente social Simone Monteiro e da fisioterapeuta Fábia Borges.

O seminário debateu das religiões de matrizes africanas a suas ações dentro da área da saúde, passando pela importância da divulgação da Anemia Falciforme, violência doméstica contra a mulher e a exclusão social de pessoas com doenças que assustam a população, como o HIV. Para José Marmo, que é coordenador da Rede Nacional das Religiões Afro-brasileiras, as desigualdades raciais têm um forte impacto nos indicadores de saúde da população negra.

Assistente social da Casa da Mulher em Nilópolis, Simone Monteiro falou sobre a importância da Lei Maria da Penha para mulheres que sofrem de alguma violência doméstica. “Uma mulher que é agredida em seu âmbito familiar, não é mulher de malandro”, disse a assistente social. “Simplesmente ela não tem forças para abandonar o marido e precisa de ajuda externa”.

Fábia Borges forneceu informações sobre as doenças que são prevalecentes e/ou agravadas na população afro-brasileira, que no seu entender merecem uma atenção especial. Após a palestra de Fábia, as pessoas debateram todas as questões levantadas durante o seminário e receberam uma cartilha sobre a saúde da população negra e um guia para a promoção de saúde nos terreiros.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI