Made in Nova Iguaçu

segunda-feira, 28 de junho de 2010

por Joaquim Tavares

“Meu pai jogava bola também, foi assim que comecei a me interessar e a me aproximar do esporte.” Esse foi o pontapé inicial no mundo do futebol do jogador profissional Mario Sergio Moreira Freitas. Talvez você não o conheça, o que não seria muito difícil, já que Mario Sergio nunca jogou em um time profissional do Rio de Janeiro. Mas não se engane, o jogador já possui uma carreira de dar inveja.

Mario Sergio tem 24 anos, é natural de Corumbá, pequeno bairro de Nova Iguaçu. Morou também por muito tempo na Califórnia, ainda no mesmo município. Passou toda a sua vida na Baixada Fluminense. Estudou no colégio Olavo Bilac e lá concluiu o Ensino Médio. Serviu o Exército durante 3 anos, fazendo parte do time de futebol interno. Ao se desligar das Forças Armadas, entrou na faculdade de Educação Física, mas ficou só no início mesmo; trancou a matrícula ainda no primeiro semestre. Motivo: uma oportunidade incomum.

“Fiz alguns testes nos clubes aqui do Rio, mas não fui aceito... deixei pra lá. Em 2006, participei de uma peneira lá em São Gonçalo, passei e fui jogar no Mauá, time da 3ª divisão de lá mesmo. Foi lá que eu conheci o Antonio Lopes, um cara muito envolvido com o futebol e que virou um grande amigo meu. Ele me apresentou ao Marcelo Pantera, um empresário de futebol, que foi quem me convidou para ir para um time da 2ª divisão em Goiás, o Goiatuba”, conta o jogador, que passou um ano nesse clube e depois voltou para o Rio de Janeiro.

Foi aí que surgiu sua grande chance, que ele agarrou depois de levantar um empréstimo de US$ 6 mil para a passagem aérea para a Arábia Saudita, onde foi recebido por Ibrahim, seu futuro empresário. “Eu não sabia falar inglês, muito menos árabe. O começo foi muito complicado, mas com sete dias de treino eu já tinha sido contratado pelo Mesaimeer, da 2ª divisão da Arábia Saudita.”

Cem por cento
Mesmo com esse começo desafiador, Mario Sergio seguiu firme no seu propósito, deixando para trás mulher, filho com menos de 1 ano e sua avó, que foi quem ajudou na sua criação quando lhe faltaram os pais. “O começo foi o pior momento. Eu sentia principalmente muita saudade do meu filho. Meu futebol não rendia e eu comecei a entrar num estado de depressão. Foi aí que pedi uma liberação para voltar ao Brasil e rever minha família. Quando retornei à Arábia, tudo melhorou e eu estava 100% novamente.”

Muito bem-humorado, Mario Sergio conta que a cultura de lá ainda o deixa assustado. “Quando eu vou ao supermercado ou em algum outro lugar, passo reto e não olho pra mulher nenhuma. As coisas lá são muito diferentes. É por isso que minha mulher aqui no Rio fica tranquila, pois sabe que não vou arrumar nada lá mesmo!”

Após jogar uma temporada pelo Mesaimeer, foi transferido para o Alraed e assinou um contrato de três anos. Já jogou uma temporada por esse último time e confessa que não foi das melhores. “Ficamos em penúltimo lugar, mais um pouco seríamos rebaixados. O pior de tudo é que eles lá cobram muito dos estrangeiros. No meu time eram quatro contando comigo, dois brasileiros, um marroquino e um africano. Quando o time ia mal, a culpa era jogada sempre com mais força em cima da gente”, conta. Mario Sergio embarca no próximo dia 12 com o desejo de deixar para trás a temporada passada. ”Agora vamos fazer uma pré-temporada de 10 dias na França, só aí é que vou saber qual vai ser meu rumo, se vou permanecer lá ou ir para um outro clube, coisa que é muito comum nesse período antes do início da temporada.”

Fatos estranhos marcam a vida de Mario Sergio. Estranhos, curiosos e engraçados. Ele afirma que nunca fez escolinha na vida dele e, por isso mesmo, se considera alguém de muita sorte. Outra coisa que é absolutamente incomum é que ele se diz alguém que não é muito ligado ao futebol. “Não sou de ficar vendo jogos, não sei as escalações dos outros times. Se me perguntar quantos jogos faltam pra acabar o campeonato, eu talvez nem saiba dizer. Meu negócio é entrar em campo e jogar, de preferência, marcando gols.” O atacante diz que seu grande ídolo é o Ronaldinho Gaúcho, mas afirma que, até mesmo pela sua posição, seu futebol se assemelha mais com o do Robinho. “Sou rápido, técnico e tenho boa visão de jogo. Mas não gosto de voltar para marcar e já fui muito fominha.”

Paga melhor
Questionado sobre uma possível volta para um time do Brasil, Mario Sergio demonstra interesse. “Eu tenho vontade de voltar sim, mas talvez daqui a uns cinco anos. Quero primeiro me estabilizar financeiramente. Eu jogaria até no Flamengo, se fosse o caso, mesmo sendo botafoguense desde criança.” Mario ainda confessa algumas particularidades acerca das diferenças do futebol daqui e o de lá. “Sei que, hoje, não ganharia aqui o que ganho lá. Um clube da 2ª divisão de lá chega, às vezes, pagar melhor do que um da 1ª divisão daqui. Tenho o meu salário e ganho gratificações em jogos importantes [o chamado ‘bicho’].”

A situação do jogador está tão boa na Arábia que ele pensa numa possível chance de se naturalizar saudita e um dia defender a seleção de lá. “Eu iria me naturalizar sim. Conheço jogadores que fizeram isso e se dão muito bem.”

Outro fato incomum relacionado ao atleta é que ele se diz apaixonado pela posição de goleiro. “Se hoje eu pudesse escolher, seria goleiro. Nas peladas que ando jogado por aqui, sempre agarro. Me equipo todo, calço luvas e tudo mais.” Mario Sergio pretende jogar até os 39 anos, como seu ídolo Romário. Mas depois de pendurar as chuteiras vai esquecer o mundo da bola. “Como já disse, não sou muito envolvido nessa área.”

Fama mundial
Com muito esforço e coragem, esse jovem nascido em Nova Iguaçu vem conseguindo construir uma a estabilidade financeira em nome da qual correu o risco de ir para o outro lado do mundo com a cara e a coragem. “Quando cheguei, havia dois brasileiros no meu time e um deles falava inglês e me ajudou em tudo, mas mesmo assim, passei por muitas dificuldades. Mas eu acredito numa coisa, tudo que acontece na nossa vida é Deus quem permite. Se eu consegui ir para lá, é porque Deus permitiu e alguma coisa boa estava me esperando.”

Um assunto que o deixa muito triste é o número de pedidos de pessoas que batem na sua casa sem querer saber como ele está. “Ninguém pergunta como eu estou, nem se importam por tudo que passei. Muitos só pensam em se aproveitar de mim porque sabem que sou jogador de futebol.”

Mesmo com tão pouco tempo na carreira de jogador, Mario Sergio já se mostra como exemplo para muitos que pensam seguir essa carreira. Teve coragem de largar tudo para tentar a vida num outro ‘mundo’. Nunca lhe faltou perseverança e foi essa uma das coisas que fizeram com que seu sucesso viesse. Jovem, sem muitas oportunidades, passando por diversas dificuldades, essa foi a sua trajetória. Mostrando uma humildade incomum para um jogador de futebol, Mario Sergio serve de espelho para muitos que pensam em seguir seus passos e mostra que é possível alcançar seus objetivos. Basta querer, persistir e ter fé no que se faz.

Mario Sergio, que é muito conhecido na Arábia, sonha com o dia em que essa fama se espalhe pelo mundo. “Não preciso ser como um Robinho ou um Kaká, só gostaria que me reconhecessem. Além disso, tenho o desejo de, um dia, jogar pelo Botafogo, meu time de coração.”

35 Comentários:

Hosana Souza disse...

Excelente matéria. Joaquim parabéns, você já é o nosso cara dos esportes ;**

mario sergio disse...

Joaquim muito obrigado pela oportunidade. Deus estará sempre ao nosso favor... continue assim que irá longe ... voce eh o Cara dos Esportes kk Um forte abraço

Anônimo disse...

É isso aí Mario queremos te ver jogando no Brasil só falta vc lá vai fazer dupla com Robinho rsrsrs um abraço mano e muito + sucesso, Deus abençoe!

Rafael Soares

Unknown disse...

Mario continue assim maninho, Joga demais,muito bom trabalho tem realizada,q Deus te abençõe sempre.abç mais e mais sucesso....

Taís Xavier disse...

Mario Sergio Moreira Freitas.
quero te dizer que você é um homem que fez mas que os outros , correu atrás dos seus sonhos , que continue sempre assim ...
continue sendo essa pessoa que você é .
bjus *

Anônimo disse...

Obrigado Mario. Eu é q tenho q agradecer pela sua disposição e humildad; difícil encontrar alguém assim hj em dia! Parabéns ñ só pelo seu futebol, mas pela sua história... mt sucesso irmão!

Essa matéria só foi possível graças a vc e, é claro, a oportunidad q foi me dada... Vlw Julião ;D


Um abraço a tds

Joaquim

Mariane Dias disse...

Estava aqui cansadissima, com o olho fechando de sono, e sem querer entrei no cultura ni, e me deparo com a foto do mário sérgio, que felicidade eu tenho de ter conhecido esse cara, humildade em pessoa, um humor e carinho encantador! E li com toda força e vontade toda sua historia, é conserteza de fazer qualquer um ter vontade de lutar tb!! Me amarro na dele, e no amor que ele tem pela vida, e todo o esforço, o filho dele é a coisa mas linda do universo e conserteza vai crescer com um grande homem ao lado!!!

Brown disse...

Meu mano de fé, que me ajuda sempre com boas conversas e sei que também ajudo a estreitar a distância quando ele ta lá do outro lado do mundo, jogando aquela sueca na net, ou dando aquela gastada na web cam...No Laptop mega galático que ele trouxe do outro lado do mundo e uso no meu trabalho do dia a dia...

Como eu sempre te falo Jogger Goool Nelesss!!!

Unknown disse...

Amor eu espero que vc consiga realizar todos os seus sonhos, pricipalmente no futebol...Agora só falta vc no nossa Brasil.rs, espero poder ver um dia vc jagar lá.Continue sempre assim que vocè vai longe, porque você é ua pessoa muito esfarçada!

Eline Vieira disse...

Em pensar que conheci o Mario no colégio e que vinhamos embora juntos e ele me pertubava a viagem toda depois perdemos o contato, e um dia no pólo encontro essa pessoa dde bem com a vida sorridente como sempre! Que saudade, minha família horgulhosa de saber que ele conseguiu superar tudo na vida e mais ainda de saber que continua humilde. Mario, Beijos e felicidades pois você merece!!!

Ramon Oliveira disse...

Márioo Serghio, quase IRMÃOS né cara, passamos juntos por essa situação, e vocee chegou primeiroo aonde quiz, com a GRAÇA de DEUS mlk, que esse seu futebol continue assim por um bom tempo, pois voce sabee que ate mesmo uma pessoa que nn esta aqui maais no meio de nois, antes de ir emboraa falou, esse vaai chegaar la, pois jogaa muita bola, essa pessoa que falou isso manoo foi meu QUERIDO PAI, que hoje se foi, nego, saibaa que passamos por essa dificuldade juntos e que nada nem ninguem irmão pode acabar com nossa amizade desde mlk, e outraa um diaa estareii jogandoo ao seu ladoo, nem que seje num time de 4º divisãoo mlk, e muitoo facil jogar do seu ladoo. valeuu abraçoo.

Seuu amigoo , Irmão RAMON OLIVEIRA

Unknown disse...

Deus tem um próposito muito grande na vida desse "Pequeno Grande Homem"...Ele tem uma carreira brilhante pela frente,por muitos e muitos anos...Isso é só um começo...Só o conheço por via internet,mais já tenho um carinho enorme por ele...E quero que vc seja muito feliz,e tenha muito sucesso...

Unknown disse...

e isso ai meu mano Mário Sergio, você merece mano, felicidades e sucesso.

Anônimo disse...

Mario, parabéns por tuudo.. você merece tudo de bom! e fé em Deus que você vai longee.. beijo fica com Deus.. by:Sabrina

Anônimo disse...

Merecedor de toda essa matèria e de todo sucesso de hoje e que ainda està por vir ! Te conheco a anos e sei a pessoa humilde que você é .. e que com todo esforço conseguiu seu lugar no futebol mesmo que seja fora do Brasil , mais um dia vamos ter a honra de ver você defendendo um time Brasileiro .. nos enxendo de orgulho ! Parabéns e Muito Sucesso Sempre :)

Talita Rodrigues

Leandra Perfect'S disse...

A Humildade dele é impressionante, tenho certesa q muita coisa boa ainda está por vir, parabéns Mario vc merece tudo q conquistou!

Unknown disse...

Po manin fico muito feliz por você ter batalhado e de hoje ter conseguido o que sempre sonhou, meus parabéns e quero te ver jogando no nosso Glorioso FOGÃO (L'

Unknown disse...

Meu amigo Mário sérgio,com toda satisfação que deixo aqui registrado o meu mais cinceros comentário de uma pessoa que lutou muito pra ser o que é hoje.fico muito feliz por você conseguir chegar aonde esta sem ninguem querer te atrapalhar.E muito satisfeita de coração por vc conseguir tudo que quer no futebol e monstrar que vc realmente é uma cara de garra pra fazer o que quer.Que Deus abençoe muito sua vida com prosperidade,saúde,amor,fé em DEUS que nunca pode faltar pra que você possa esta sempre correto nas coisas que faz pra subir mais e mais no futebol.Um grande beijo pra vc de sua amiga que acredita no seu profissionalismo.

Mª Clara disse...

Parabéns Mario Sergio, espero que você aproveite bem essa oportunidade e essa missão que Deus, colocou na sua vida, e tenho que confessar que se fosse comigo, eu não teria a coragem que você teve de lagar tudo e arriscar.
Desejo a você muito, mas muito sucesso mesmo e que Deus continue sempre te ilumindo, pra que você continue sendo a pessoa maravilhosa que você é, toda sorte do mundo e muito sucesso.
Beijos Mª Clara

Anônimo disse...

Mário,parabéns ! Você merece todo o sucesso do Mundo , tenho certeza de que Deus tem um próposito na sua vida e que você vai conseguir realizar todos os seus sonhos .
Continue nesse caminho , você vai longe Pretinho s2
Muito sucesso , você merece .
Fica com Deus !
Rafaella Noia

Unknown disse...

Que as benção do senhor venha ser derramadas sobre a sua vida.Que nessa nova etapa na sua vida Deus possa esta colocando o brilho dele sobre sua vida,vc é um orgulho para todos aqueles que estão pensado em desisti dos seus sonhos mas vendo vc lembra q ele pode com a ajuda de Deus.
Continue sendo essa pessoa iluminada,saiba que mesmo distante todos seus amigos,admiradores estarão torcendo por vc.

Fortes abraços muita admiração!
Cheyenne Paes

Anônimo disse...

Parabéns, Fico Feliz em saber que Deus está no controle da sua vida, e é Fruto também do seu esforço,eu sei que não deve se fácil, Deus Tem grandes planos pra ti...
abração , beijos
laiza

Anônimo disse...

Fico muito feliz de te ver assim, conte cmg sempre sempre sempre
um beijo de sua amiga e cumadre Cintia

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Parabéns... Em pouco tempo já percebi que és um guerreiro... Que Deus continue te ilumindando tu merece... Continua nesta tua jornada que tu vais longe... Te desejo tudo de bom e muito sucesso claro.... Beijos Samy

Paulinho Pessoa disse...

Grande Mario!
Parceiro demais... grande jogador e gente fina, humilde e batalhador! Muito sucesso pra ti mermão!
Ah, é Juventus no coração! Abraço.

Maida Miiller disse...

Q linda materia ... fiko feliz de ver o Mario sendo lembrado eh tendo um poukinho de sua linda historia sendo contada.... ti desejo toda felicidade do mundoo q essa materia seja + um modo de todos verem a pessoa q vc e um menino umilde e batalhador q venceu e nunca vai parar de vencer...... Q td de bom seja jogado em sua vida.... pq vc merece estar bem eh sempre melhorandooo Parabéns.....

Anônimo disse...

vc sempre foi esempre será o melhor para mim em tudo...sempre estarei do seu lado...meu anjo!!!bjs GREICE KELLY

Unknown disse...

Quee deus abençoe esse Caraa quee passou por trancos e barrancos lutou pra ter o que tem e pra ser o que é sofreu por muitas coisas para chegar até aonde está i por isso quee deus abençoe voce mario serghio a todos os dias que voce acorda e for jogar,ou treina porquee vocee e todos noixx merecemos uma honra de glória
Ficaa com deus mario quee suaa vidaa que se diz uma carreira de futebol se multiplicar a cada dia que passa quee vocee chega um caraa bem conhecido pelo nosso brasil comoo voce pode ve outros jogadores e agradeço a vocee por ajuda aqueles que precisa e que deus continue abençoando sua familia e seu futuro fica com deus mario serghio um grande abraço de seu amigo MarkiinhoO.

Anônimo disse...

Meu grande amigo Mário!!!
Fiquei muito feliz com esta matéria e fiquei
pensando naqueles dias que vc participou de algumas brincadeiras la no Olavo Bilac,a empolgação que a garotada ficou com vc durante
aqueles dias lá,a dificuldade que tivemos pra segurar a galera todos ao mesmo tempo querendo seu autógrafo,mais é isso aí mesmo vc mereçe meu
camarada pois vc é um grande lutador pelos seus ideais e eu como um botafoguense nato se Deus quizer ainda vou ver vc jogando no meu fogão vlw.
um grande abraço do seu amigo joelson
sucesso vlw.

k.ó disse...

PARABÉNS MARIO Q Deus continue te aconpanhando nessa tua nova jornada sucesso mlq.

Thaiane Araújo disse...

Meu amor tudo de bom e que você continue assim !

Mario Serghio disse...

obrigado pelo carinho de todos !!!

Anônimo disse...

Muita sorte nessa nova fase mario, ja estive cntg tempo sufuciente p saber que vc joga mto fera,, espero te ver jogando em breve..
força aiii, grande abraço do teu amigo alisson patricio

Anônimo disse...

boa sorte mano Mario sergio , toda sorte e bencäo para vc mlk

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI