Era uma primeira vez...

sexta-feira, 16 de abril de 2010

por Nany Rabello



Nenhuma criança gosta de acordar cedo pra ir à escola, mas nenhuma delas se importa com isso se for pra viajar por um mundo que não conhece. Hoje algumas crianças tiveram a oportunidade de assistir pela primeira vez a um filme em tela de cinema. São os alunos das oficinas dos pontinhos de cultura, como a oficina de Cultura e Turismo realizada em Tinguá, no Colégio Iguaçu Velho, pela mediadora Erica Braga, que fez questão de trazer suas crianças para o evento.

“Eles aprendem sobre a cultura histórica da cidade e nem têm a chance de conhecer os locais importantes de Nova Iguaçu. Quando descobri o Iguacine, entrei em contato com a Escola Livre de Cinema e consegui um jeito de trazer as crianças pra cá, não só pra verem um lindo filme produzido por crianças como elas como para conhecerem um local qeu faz parte da cultura da nossa cidade, e de história dela”, conta a oficineira.

As crianças assistiram a um filme produzido pelos alunos da Escola Livre de Cinema especialmente para o evento, e adoraram. “É engraçado, eu ri o tempo todo”, conta Mariana Iasmim, de 10 anos. Seus amigos Eduardo dos Santos e Paulo Marcos, de 12 anos, Fabricia Resende e Karolaine dos Reis, de 10 anos, e Joane Veloso, de 9 anos, concordam. “Faz frio lá dentro. Eu gostei por que nunca tinha ido”, conta Paulo. As crianças já fizeram outros passeios antes mas, segundo Fabrícia, esse foi o melhor. “A gente foi até em uma biblioteca uma vez... Foi legal, mas eu prefiro ver filme!”


E cinema sem pipoca não é cinema de verdade! Após o filme, as crianças tiveram direito a uma sessão de pipoca no pátio do espaço cultural e foram levadas pra uma contação de histórias, onde ouviram e viram a interpretação do conto o Espelho Mágico, de Câmara Cascudo, feita por Cadu Cinele, do Grupo dos Tapetes Contadores de Histórias.

O grupo existe há cerca de 12 anos e desde de 2004 vem com frequencia a Nova Iguaçu, a fim de participar de festivais e se apresentar no Sesc. Cadu conta que gosta muito da cidade e apoia o festival. “Eu adoro cinema. É um grande contador de histórias. Estar aqui e fazer parte disso é o máximo”. Algumas crianças gostaram mais de ouvir a história do que de ver o filme, como Karolaine: “A história foi mais divertida por que a gente pode participar. E lá em cima não faz frio.”

Eles não foram os únicos a participar do evento. Ontem outros 8 colégio vieram assistir ao curta e ouvir as histórias de Câmara Cascudo, hoje aionda virão outros 4 no período da tarde e na terça-feira mais 8 colégios terão a oportunidade de apresentar a casa para suas crianças. Ontem as histórias foram contados por Rosana Reatergui e na terça-feira seram contadas por Warlei Goular, outros membros do grupo que também viram prestigiar o evento.

Além da primeira experiencia com cinema, as crianças puderam conhecer um novo local que ilustra tudo o que eles aprendem na oficina. Cinema, teatro, contos, pipoca e muita alegria. A receita certa pra fazer qualquer 'primeira vez' inesquecível.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI