Doutor Mendigo

sexta-feira, 16 de abril de 2010

por Nany Rabello

O filme de Mário Bonnim já começou chamando atenção cedo. Antes da Mostra Competitiva da Baixada começar a ser apresentada no teatro do Espaço Cultural já haviam dois 'mendigos' ansiosos para assistir ao filme. Dois amigos que vieram caracterizados “em homenagem aos nossos amigos mendigos da Baixada”, como eles mesmos disseram.

O filme faz uma forte crítica à atitude de pessoas que se negam a ver  qualquer coisa por outro ponto de vista. Conta a história de um mendigo que vive nas ruas de São João de Meriti e se diz um artista, mesmo que seu violão só tenha três cordas. Ele conhece pessoas que o julgam um vagabundo, outras que o julgam maluco. Mas também conhece pessoas que o tratam bem, apesar da sua aparência. Há por fim a Bete, uma moradora de rua que divide com ele sua comida e seus sonhos.


Além de retratar a realidade das ruas, o filme faz com que quem o assiste se comova com o personagem e torça para que algum belo milagre faça sua vida mudar. O apelo religioso é grande, mas não chega a ser exagerado e sim um toque de esperança. No fim do filme, após uma grande reviravolta na vida do personagem, quem assiste se alegra por ver o rumo que sua vida realmente leva.

O diretor do filme não pôde comparecer ao evento, mas o ator principal, Ricardo Rodrigues, veio representar o filme e disse que conseguiu atingir o objetivo do curta: emocionar. “A ideia é deixar todo o público comovido. Mesmo não ganhando, já é uma honra estar aqui e se nosso filme agradar já teremos ganhado um grande prêmio”, comentou Ricardo, antes da exibição.

Com humor e dor na dose certa, tratando da realidade de uma maneira fiel, sem chegar a ser fria, os responsáveis pela produção do curta podem comemorar: eles conseguiram produzir um lindo filme da Baixada, sobre a Baixada, que tem grandes chances de ser o vencedor neste domigo.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI