Suicídio inverossímil

sexta-feira, 16 de abril de 2010

por Renato Acácio


A Mostra Competitiva da Baixada do III Iguacine terminou com a exibição do  filme "Paula", produzido pela Escola de comunicação da UFRJ, a ECO, do diretor Leonardo Nunes.

O curta-metragem retrata a decisão de uma jovem, Paula, de cometer suicídio. Ao planejar a execução do seu desejo mais íntimo, ela convoca uma equipe de vídeo para documentar os motivos que a levaram a tomar essa decisão e também se justificar perante a sociedade e a sua família.


Na minha opinião, a real intenção do filme é um tanto ambígua, uma vez que utilizando-se de linguagem quase documental, numa clara pretensão de dar maior verossimilhança à história, o comportamento da personagem principal não condiz com o estado psicológico de alguém que realmente está em depressão e  prestes a se matar.

Essa constatação pode ser conferida nos momentos da personagem preocupada com a vaidade, dando importância a coisas fúteis como se maquiar para sair bem no vídeo, algo que um depressivo nunca se importaria. Também não consegui acreditar na própria escolha de filmar o seu suicídio.

Quanto a isso fica a pergunta se o filme deve ser realmente levado a sério como uma história "real" de alguém que está doente ou de uma personagem que não quer nada disso, apenas ganhar um pouco de atenção.

Apesar disso, o filme conta com belíssimas locações e um grande talento da atriz principal. Os diálogos sobre o suposto problema da personagem também são bem pertinentes ao público do filme, tratando de um problema comum e realmente sério, de forma jovem e ilustrativa, podendo criar identificação dos jovens que sofrem os mesmo conflitos da personagem Paula.
    

1 Comentários:

Poxa Renato gostei de suas reportagens,suas matérias me deixam com a sensação igual que sinto que vou comprar jornal e vejo uma matéria legal e logo quero comprar.E você sabe fazer crítica muito bem sobre cinema, esse mercado de crítica de cinema precisa de pessoas como você Parabéns

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI