Quem faz acontecer

sexta-feira, 16 de abril de 2010

por Felipe Branco



Que o Iguacine está rolando todo mundo já sabe, mas poucos sabem como e por quem está sendo feito. Na tarde de quinta-feira, o segundo dia do Iguacine, conhecemos alguns dos que fazem acontecer o festival organizado pela Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu. São pessoas aparentemente comuns, mas não se deixe enganar pela aparência, pois são pessoas que de alguma forma contribuem para proporcionar um excelente evento ao público.

“Gosto da parte prática da produção”, explica Luciano Pires, de 20 anos, um dos responsáveis pela produção do evento e ex-aluno da Escola Livre de Cinema. Gente como Luciano é do tipo que gosta de “por a mão na massa”, ficar andando para lá e para cá ajudando no que for necessrio e resolvendo todo tipo de problema. Algo pareceido com o que faz Carlos Eduardo da Silva, de 24 anos, que está na recepçao do evento. “Já sou antigo na escola e tenho grande facilidade para receber e orientar os espectadores”, conta. Ele é oficineiro e aula de produção cultural em um ponto de cultura, no Jardim Alvorada.

Leandro Souza de 28 anos e Carol Barros de 20 são dois ex alunos e participam do Festival tanto no filme Parô, de Leandro com fotografia e figurino de Carol, quanto na receptiva dos convidados, apresentando a eles o projeto, a cidade e o evento em si. Outro é o professor Diego Bion de 25 anos que já está na Escola a 3 anos. Ele é um dos responsáveis pelo registro do evento, produzindo o making of deste 3º Festival. Desde o primeiro dia ele faz filmagens e entrevistas do público, dos convidados e dos participantes.

O evento contou no final da manhã e até as 14h com a Mostra Bairro Escola, com os filmes "Bem se paga com o bem"; "O velho ambicioso"; "Mata sete" e "O mendigo rico" produzidos pelos alunos da Escola Livre de Cinema, como Jonathan Lacerda de Jesus de apenas 14 anos, que estão a 4 na Escola. Jonathan apresentou a mostra aos alunos do Bairro Escola tecendo comentários e explicações sobre as obras apresentadas. Questionado sobre o que pretende para o futuro, responde: “Quero ser diretor.” Bem, depois de 4 anos na Escola Livre de Cinema e já fazendo apresentações sobre os filmes, por ele mesmo também feitos, com apenas 14 anos, não duvide que em breve todos saibam de suas obras.

0 Comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI