Memórias do esquecimento

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

“A inveja dos anjos” abre a maratona de espetáculos da 8º edição do EncontrArte

A inveja dos anjos” deu início à maratona de espetáculos teatrais da oitava edição do Encontrarte na noite desta quarta-feira, no palco do Sesc de Nova Iguaçu. Com trilhos que levam a caminhos inesperados e trazem pessoas de lugares distantes para esta pequena cidade na beira de uma ferrovia, que é à base de toda esta dramaturgia que encantou a todos que aplaudiram de pé no fim do espetáculo.

A história se passa a partir das memórias de Tomás, dono de um sebo e escritor frustrado, que não gosta de seus próprios textos. Decidido a queimar os papeis no quais escrevera suas lembranças com uma velha máquina de escrever, Tomás se reúne com as amigas Cecília e Luisa para , juntos, apagarem todas as histórias que armazenam no coração. O surgimento inesperado de uma filha , Natália, causa uma grande reviravolta em sua vida e ele desiste de suas intenções. A filha procurou Tomás porque não suporta mais conviver com a dependência química da mãe.

Luisa tem problemas de relacionamentos com a mãe, cuja doença a obrigou a sacrificar toda sua juventude. Já Cecília sofre por causa de um amor que partiu há 15 anos sem ao menos se despedir, com a desculpa de que ia comprar cerveja. Depois de várias aventuras, Roco volta a procurar o grande amor de sua vida. Embora tenha voltado para sua terra natal em nome dessa paixão de juventude, ele não tem a certeza se realmente a ama.

O Armazém Cia. de Teatro seduz os espectadores aos poucos. Um leve toque cômico faz com que o passado se materialize em cena, mostrando o vaivém dos personagens em conflito com suas memórias. O fio condutor de todas essas histórias é o carteiro Eleazar, que lê as correspondências e interfere no rumo da vida das outras pessoas enquanto se pergunta se entrega ou não as cartas que iriam mudar a vida das pessoas.

Homem nenhum

Luminous Cia. de Teatro mostra que desejo de amar pode tornar-se uma maldição


O Encontrarte recebe hoje no teatro do Sesc, às 20 horas, a Luminous Cia de Teatro. Há 11 anos, a companhia - ainda conhecida por muitos como “Grupo Teatral Só Isso... e + nada” - tem marcado seu espaço nas artes dramáticas. “Homem Nenhum” é a primeira produção do grupo com o novo nome. O espetáculo é uma adaptação de Ivan de Oliveira de “A vida como ela é”, de Nelson Rodrigues, grande inspirador do grupo.

“Homem Nenhum” estreou em 2008 Festival de Teatro da FETAERJ – a Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro. A estreia não podia ter sido mais auspiciosa: o grupo recebeu nada menos que 14 indicações para as 15 categorias que estavam disputando o Prêmio Paschoalino. Melhor espetáculo, melhor atriz, melhor direção, melhor preparação corporal, melhor sonoplastia e iluminação foram os prêmios concedidos à Luminous. Os jurados ainda deram um prêmio especial dos jurados para Ivan de Oliveira, que também atua na peça.

Além de Ivan de Oliveira, também fazem parte do elenco Lucimar Sena, Rose Cardoso, Simone Leal, Tatiana Oliveiraz e Valério Bandeira. O espetáculo, que é dividido em três partes, gira em torno de Cotinha. Uma das falas da personagem sintetiza a dimensão dramática do espetáculo. “Em nossa família, todas as mulheres que amaram foram desgraçadas. Por isso, nunca amei homem nenhum... homem nenhum”.

A peça promete balançar com as estruturas do público ao revelar os segredos contidos nos dois quadros iniciais, com fortes doses de emoção. ““Homem Nenhum” possui uma dimensão trágica que permeia a vida de todas as mulheres da história, para contar como o desejo de amar pode tornar-se uma verdadeira maldição”, diz a descrição em uma página do grupo, na internet.

Além da qualidade das atrações, a entrada do Encontrarte é gratuita. Portanto compareça, divulgue e absorva ao máximo os próximos nove dias.

Enquanto o Zé não vem

Gabiru faz a primeira performance do Encontrarte

Primeiro dia do Encontrarte, 23 de setembro. Uma noite de quarta-feira com aspecto chuvoso. O que não importou às pessoas que já faziam fila antes das dezessete e trinta, para o evento previsto para as dezenove e trinta. Com isso, os portões foram abertos mais cedo, às dezenove, e não demorou nada para começar a performance musical do artista Robson Gabiru.

“A Volta da Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, abre a apresentação do cantor e compositor que passou cinco anos viajando de trem e anotando tudo que os ambulantes diziam. Assim foi criada uma de suas músicas de maior sucesso, “Quem Mais Querem”. Nesta, vende-se desde “minduim” a desentupidor de fogão a gás e “encicoprédia”, passando por picolés com caroço e bichinho.

Durante a apresentação, Gabiru fala da importância da participação e do comparecimento do público da cidade e da produção de pessoas da cidade. Além do orgulho por tocar na própria cidade e receber o reconhecimento.

Apesar de uma apresentação de poucas músicas, o público curtiu e queria um pouquinho mais no final. O músico iguaçuano anunciou, então, que no dia vinte e cinto, sexta-feira, vai acontecer seu espetáculo completo, o que inclui o sucesso da música do “Zé”. Quem ficou curioso, terá que ir ao SESC na sexta-feira para saber quem é o Zé.

A melhor maneira de aguardar a apresentação de Gabiru é fazendo o que o Zé enfim foi fazer.

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI