por Josy Antunes


por Josy Antunes
Marcadores: Conferencias, Josy Antunes
por Larissa Leotério
Marcadores: Conferencias, Larissa Leotério
por Larissa Leotério
Marcadores: Conferencias, Larissa Leotério
por Josy Antunes e Larissa Leotério
Marcadores: Conferencias, Josy Antunes, Larissa Leotério
por Jefferson Loyola e Larissa Leotério
Com a abertura da 3º Conferência Municipal de Cultura, iniciaram-se os debates em cada um dos eixos temáticos propostos pelo Conselho Nacional de Política Cultural para descobrir o melhor meio de lidar com os assuntos existentes, construir e interferir na cultura de Nova Iguaçu. Produção Simbólica e diversidade Cultural, o primeiro eixo da conferência, teve como foco as produções de arte e bens simbólicos, promoção de diálogos interculturais e convenção de diversidade. Trata-se de facilitar a produção, distribuição e consumo de bens culturais, juntando identidade com diversidade.
“Tem que se ter versatilidade”, disse Daiana Santana. Uma das integrantes do projeto Mais educação, ela que acredita que, de um modo geral, a cultura é versátil e diversa, misturando dança, teatro e música, entre outras coisas. Um dos grandes pontos discutidos dentro do eixo foi “Diversidade Cultural = Diversidade de linguagem”, durante o qual ficou claro que, mesmo não sendo a mesma coisa, as duas andam juntas. Diversidade de linguagem está inserida no contexto de diversidade cultural, apresentando como você irá expressar o que está pensando.
Marcadores: Conferencias, Jefferson Loyola, Larissa Leotério
por Larissa Leotério
Marcadores: Conferencias, Larissa Leotério
por Dariana Nogueira
O eixo 3 da III Conferência Municipal de Cultura, coordenado por Egeu Laus, colocou em foco a importância estratégica da cultura no processo de desenvolvimento da cidade. De uma forma bastante sistemática e organizada, Egeu expôs um breve estudo sobre os significados das temáticas mais amplas apontadas no eixo e os conceitos que permeiam essas áreas interligadas entre si, além de suscitar propostas referentes à cultura e ao desenvolvimento sustentável, exigindo a participação dos presentes.
Um dos adjuntos da Secretaria de Cultura e Turismo de Nova Iguaçu, Egeu Laus falou também da transversalidade da cultura, integrando campos distintos e secretarias diferentes. "Quando se criam projetos que unem cultura e saúde, há uma probabilidade muito maior de a proposta ser levada adiante justamente por ser implementada uma força maior para a sua execução", exemplificou ele, para quem este ponto tem se tornado cada vez mais fundamental no processo de construção de políticas públicas eficientes.
Marcadores: Conferencias, Dariana Nogueira, GTs
por Larissa Leotério
A representante do Plano Estadual de Cultura foi a superintendente de Artes Eva Doris Rosental, que defende uma política cultural específica para a Baixada Fluminense. "Principalmente porque o município Nova Iguaçu foge do parâmetro, que tem apoio do governo e empenho da secretaria", afirmou.
A representante do estado reconheceu a dificuldade de elaborar um diagnóstico, já que cada município tem sua própria configuração. "Daí a necessidade de que seja um plano cíclico, vivo, que possa atender às necessidades dos dez anos em que o plano vigora."
Além disso, o Plano Estadual de Cultura conta com os indicadores oferecidos pela sociedade civil, tornando o processo mais dinâmico. "Tanto na área setorial, que são as artes cênicas, os museus e o ausiovisual, quanto na área estruturante, que é a parte da formação do agente e do produtor cultural."
Marcadores: Conferencias, Larissa Leotério
por Dariana Nogueira
Está aberta a III Conferência Municipal de Cultura de Nova Iguaçu.
Hoje por volta das 10:30h no Espaço Cultural Sylvio Monteiro foi dado início ao evento que irá discutir as medidas e propostas que a cultura tem melhorar a vida na cidade de Nova Iguaçu, além de preparar os ânimos para II Conferência Nacional que acontecerá em março do próximo ano.
Compondo a mesa de abertura, representantes dos mais importantes segmentos políticos marcam presença. Como muito atentamente notou a representante do Ministério da Cultura Ana Lúcia Prado, "a mesa expressa a aliança entre as representações políticas mais significativas para o evento": o vereador Berriel - representando a Câmara; Jorge Cardozo - do Conselho de Cultura; a primeira dama Maria Antônia - coordenadora do programa Bairro Escola e representante do prefeito Lindberg Farias, juntamente com Marcus Vinícius Faustini - Secretário de Cultura de Nova Iguaçu e Carlos Ferreira - secretário municipal de fazenda - representando o município; Eva Dóris - representando a Secretaria Estadual de Cultura e por fim, a já citada Ana Lúcia Prado - representando o Ministério da Cultura.
Marcadores: Conferencias, Dariana Nogueira