Afro-contemporâneo

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

por Renato Acácio

Como parte das comemorações da semana da consciência negra na cidade, neste domingo no espaço cultural Sylvio Monteiro às 17:00 foi apresentado o espetáculo de dança "Filhos da África", dirigido por Ney Andrade. O coreógrafo e pesquisador de danças étnicas colocou no palco 10 bailarinos da sua companhia "Ney Andrade", de São João de Meriti. Dividido em dois atos e três momentos( Origem, encantamentos e oferendas), "Filhos da África" é um espetáculo que mescla a dança afro com a dança contemporânea. "Estou trazendo para o Brasil um estilo chamado afro-contemporâneo, que vem a ser a tentativa de não ser tão folclórico como costumam ser os espetáculos puramente afros e nem tão abstrato como é a dança contemporânea", explica o coreógrafo, que já tem mais de 25 anos de bagagem no mundo da dança.

"Filhos da África" vem sendo preparada desde junho deste ano e a apresentação de domingo marcou o "parto", como diz Ney, do espetáculo porque a apresentação de ontem serviu na verdade para a equipe gravar em vídeo o espetáculo. "Ainda preciso inserir coisas e lapidar algumas outras, mas foi importante a apresentação de hoje, porque mesmo não estando realmente pronta, acabamos com a angústia e cobrança que os bailarinos sofrem em estrear logo".

Apesar de inacabado, no perfeccionismo do coréografo, e ainda sendo custeado pelos próprios bailarinos e também o coreógrafo, que está em busca de apoios e parcerias, o espetáculo garante 50 minutos de grande prazer plástico. Não só os movimentos precisos dos bailarinos, mas também suas expressões faciais marcantes e a iluminação pontualmente cronometrada, tornam a apresentação inesquecível. Na plateia os vinte e poucos sortudos que foram ao espaço conferir a apresentação também saíram impressionados com o que viram. "Estou pasma! Foi uma coisa linda de se ver!", disse dona Celina Maria, avó de uma das atrizes da peça que se iniciaria logo mais no mesmo palco. "Eu não entendo muita coisa de dança, mas tudo o que eu vi eu adorei: as músicas, as luzes e os bailarinos são verdadeiros artistas!", comentou Tânia Ferreira, que soube da apresentação através de um de nossos jovens repórteres.

Se já na pseudoestreia "Filhos da África" impressionou os amantes da dança presentes e os leigos apenas apreciadores das coisas belas, é esperar para ver como ficará o espetáculo após a lapidação de Ney Andrade!

 
 
 
 
Direitos Reservados © Cultura NI